domingo, 8 de junho de 2008

Tom Sawyer... Vale a pena recordar!

Já a algum tempo que desejava fazer um post sobre este personagem: TOM SAWYER!!!

É um personagem que gosto desde muito novo: Irreverente, divertido, esperto, perito em produzir disparates e protagonista das mais diversas aventuras e peripécias ao lado do seu grande amigo Huckleberry Finn.


Tendo em conta que existem inúmeras séries de banda desenhada que são giras e que nos prendem á televisão, continuo a achar que as "Aventuras de Tom Sawyer" continua a ser dos melhores desenhos animados que passaram pela televisão.

Sou suspeito porque ainda hoje guardo a minha colecção de cromos do Tom Sawyer (completa...), ainda hoje guardo o primeiro livro que pedi para comprarem no Circulo de Leitores (As Aventuras de Tom Sawyer de Mark Twain) e assim que pude, fiz a colecção dos DVD's de todos os episódios da série que passaram na televisão.

Tom Sawyer , Tia Polly , Becky , Huckleberry Finn , Indio Joe, Sid e Mary são nomes que não me saem da cabeça.
Ás vezes vejo algumas séries de desenhos animados que passam pelos diferente canais de televisão e penso que em vez de passarem algumas daquelas séries poderiam passar novamente as "Aventuras de Tom Sawyer" que certamente prenderiam as crianças à TV em vez de verem personagens que disparam raios com os olhos, que defrontam monstros com 3 olhos ou outros seres com poderes titânicos...


O gostar desde sempre de Tom Sawyer deve-se ao facto de na nossa infância gostarmos de ter sido um “Tom Sawyer”.

Mark Twain, o "pai" de Tom Sawyer, ao inventar este personagem, tinha como objectivo enaltecer o que há de bom e puro no ser humano, isto é, nas crianças que ainda conservam na sua essência a bondade e a generosidade como valores maiores, de forma espontânea. Para ele, Tom e Huck transformavam-se em seres humanos ideais: imperfeitos, mas com bom coração.
Para terminar vão a www.misteriojuvenil.com/tomsawyer/ e deliciem-se a ouvir a música do genérico. Vale a pena recordar...

3 comentários:

Vera disse...

Eu também adoro o Tom Sawyer!
Acho deliciosas as aventuras, os pés descalços na terra, no rio, o trepar às árvores e o fugir dos açoites!
Obrigada por o terese trazido :-)
Bom domingo!
Bjs

Peninha disse...

Nem de propósito... Estava eu a subir a Calçada da Ajuda quando vejo á porta do Jardim Botânico d'Ajuda o seguinte "Tom e Huck".

Rapidamente quando cheguei a casa fui à Net e descobri isto:

"Tom e Huck" é a nova peça de teatro interpretada pelo grupo de Teatro Infantil Animarte que vai decorrer ao ar livre no Jardim Botânico da Ajuda. Este espectáculo tem como personagens principais Tom Sawyer e o seu amigo Huckleberry Finn que apesar de serem muito brincalhões também estão muito preocupapos com o meio ambiente que os rodeia e com os maus hábiitos das populações, pois Huck apercebe-se que já não consegue viver na sua casa da árvore uma vez que aquele local foi transformado numa lixeira. Uma peça com muita música, gargalhadas e malandrices à mistura durante a qual os dois amigos contam com a ajuda do público para preservar o nosso planeta- a Terra.

Irá estar em cena, para o público em geral, de 10 de Junho a 13 de Julho, aos fins-de-semana e feriados (dias 10 e 13 de Junho), pelas 16h. Os espectáculos para escolas terão lugar a partir de 2 de Junho, durante a semana.
O final das tardes do início do Verão terão, neste espectáculo ao ar livre, uma alternativa didáctica e divertida para toda a família, usufruindo de um espaço único em Lisboa!

Visitar o site:

http://www.jardimbotanicodajuda.com/

Vera disse...

Embora combinar e juntarmo-nos todos com os respectivos descendentes e vamos?
O desafio está lançado!