quinta-feira, 26 de junho de 2008

Dia Internacional da Luta Contra a Droga


Hoje, dia 26 de Junho, é o Dia Internacional da Luta Contra a Droga...

Um assunto já tão badalado, mas um assunto, uma realidade cada vez mais presente nas vidas de todos nós...

Tenho a certeza q todos nós já conhecemos, uns de longe outros de bem mais perto, alguém q entregou nas mãos da droga a sua vida...

Porque é isso mesmo q acontece... um risco eminente... a qualquer momento se perde a vida.

E aqueles q não a perdem literalmente, perdem-na aos poucos... perdem momentos irreversíveis na vida, perdem pessoas na suas vidas... Sofrem, fazem sofrer... e muito.

Não adianta estar para aqui a escrever os riscos da droga, pq já toda a gente sabe...
Não adianta criticar, julgar, maltratar, ignorar, pq isso já existe mt gente a fazer...
Adianta sim pensar, interiorizar, educar, lutar contra...

De tudo isto, e no q me diz respeito, penso q Educar é a palavra chave...
Sou Mãe e como tal tenho os meus medos em relação á minha Filha... medo do q aí possa vir, sei q não posso viver a vida dela por ela, mas no q me toca, quero ajudá-la a viver a vida de uma forma no mínimo educada... Cabe-me a mim, enquanto adulta, amiga e mãe falar-lhe de uma dura realidade.

Cabe-nos a todos nós uma reflexão.
Cabe-nos a todos nós esta luta.

4 comentários:

Vera disse...

Elektra não sei que idade tem a tua Filha...mas sei que a melhor prevenção é sempre a informação.
Explica-lhe que existem, explica-lhe que os toxicodependentes não são "drógados", são pessoas doentes que nem sempre querem receber ajuda porque acham que sozinhos conseguem parar...não conseguem e quando pedem ajuda já estão muitas vezes no fundo do poço. Sei do que falo :-S.
Nós, como Pais&Mães temos que estar atentos sem sufocar. Temos que ensinar e confiar no que ensinamos.
Um beijo p'ra ti.
Vera

Peninha disse...

Podemos começar a verificar que existem 2 palavras chave nesta questão: Informar e Educar.
Acho que nunca vamos conseguir evitar que ela continue a exitir. Também não vamos entrar pelo campo da proibição porque "o fruto proibido é o mais apetecido" continua a ser uma verdade muito presente.
Mas li em qualquer lado algo com que concordo plenamente: Não devemos só ensinar/educar os jovens a evitar os riscos e a explicar o mal que lhe faz mas também ensiná-los a enfrentar o problema.
Por melhor educação que lhe possamos dar, por maior que seja a confiança que depositamos neles e naquilo que lhes ensinámos estarão sempre expostos na rua a "convites" de amigos, grupos ou outras pessoas a experimentar isto ou aquilo.
Podem se sentir inferiorizados e colocados de parte só porque foi o único que não aceitou experimentar e por isso ser considerado o elo mais fraco do grupo.
Acredito que se a educação e informação que lhes passámos for boa e se foi feita de uma maneira soft sem entrar em "questões proibitivas" eles saberão dizer não a esse grupo/amigo/conhecido que o tentou "seduzir" e
com o tempo essas mesmas pessoas aprenderão a aceitá-lo como é e irão valorizar a sua atitude de continuar a acreditar nos seus princípios e ensinamentos. Quem sabe um dia talvez possam ser uma referência para esse mesmo grupos de pessoas e que lhes possa ser útil e ajudá-los da mesma forma que os pais souberam fazer.
Mas será sempre uma luta presente no nosso dia-a-dia, tal como já é o alcoól e outros vícios.

Cláudia disse...

Vera...
Obrigada pelo teu comentário.
Pois, infelizmente tb sei bem o q é viver com isto bem de perto...
É ver alguém q tu amas tanto a definhar de dia para dia, e a recusar qualquer tipo de ajuda, qualquer tipo de mão, por essa mesma razão q tu dizes... "sozinho sou capaz, pq eu controlo esta situação", e qd existe este tipo de atitude torna-se díficil... pq regra geral já estão a bater bem lá em baixo.
E depois há toda aquela envolvência, revolta q toma conta de nós...
Vi a minha mãe pedir a Deus q poupasse o filho a mais sofrimento e q o levasse... é triste e sufocante o desespero...
Enfim...
A minha Filha tem 9 anos, e sim, concordo plenamente contigo... a melhor prevenção é a informação... e é isso q tento fazer com ela, qd ela me faz algumas perguntas tento sempre explicar-lhe de uma forma simples, devido á idade dela, mas tb de uma forma verdadeira...
Mas sou honesta... tb já fui miúda e adolescente... sei bem a facilidade com q as coisas nos surgem á frente...
E tanto eu como os meus irmãos fomos criados e educados com mt abertura e informação sobre todos os assuntos, inclusivamente a Droga. São opções e escolhas q se fazem... só q ás vezes escolhe-se o lado errado.
Ainda bem q ás vezes se consegue dar a volta, q foi o caso, o q me deixa extremamente feliz... Ele travou uma verdadeira Luta contra a Droga, e venceu-a.
Beijo para ti...

Vera disse...

Por aqui foi um cunhado meu. Foi afundando, afundando, até que aos 40 anos percebeu que não ia conseguir sair sozinho de um poço que estava já muito fundo!
Já se passaram 10 anos. Está limpo!
Está consciente de tudo o que perdeu (o crescimento dos sobrinhos) e está consciente do mal que fez a ele próprio.
Já passou...mas como ele próprio diz, nunca há-de deixar de ser um toxicodependente!
Mais beijos
Vera