quinta-feira, 12 de junho de 2008

Cromos

Cromos... quem nunca fez uma colecção de cromos?
Seja de futebol, de alguma série de desenhos animados ou de outra temática qualquer é única aquela ânsia de poder terminar uma colecção...
Na infância o primeiro grande objectivo era arranjar “trocos” para comprar as carteirinhas mágicas e depois aí sim, chegar a casa e abrir uma a uma para ver se conseguíamos mais cromos para completar a caderneta...
A desilusão era enorme quando os repetidos começavam a sair em maior quantidade mas nos dias a seguir iriam se tornar num poderoso meio de troca...
"Tenho o nº150 mas esse é difícil e só troco por 10 cromos dos teus"

A troca de cromos é algo muito engraçado... imaginem a bolsa de Wall Street mas em que todos estão a trocar/vender/licitar cromos???

Lembro-me também da arte de colagem dos cromos... quando não havia cola então nada como o fabrico artesanal e farinha com água dava uma cola perfeita (até se começarem a descolar...). Hoje, os cromos são autocolante, o que facilita imenso.

Mas o ir colando os cromos e ver a colecção ir sendo completada dava um gozo enorme (..ainda dá, ou não fosse eu um coleccionador de colecções...).
Ok, tenho já idade para ter juízo mas continuo a fazer colecção de cromos.
Participo em muitos fóruns, blogs e sites de coleccionadores e é giro ver alguns coleccionadores mais velhos a dizer “Não, não... estes cromos são para o meu filho...!!”.
Nunca são... em alguns casos, o pai tem uma colecção e o filho outra e a “luta” para ver quem acaba primeiro é poderosa. :-)
Eu assumo, os cromos que compro/troco são para mim e que gozo me dá... continuo um “puto” quanto a colecções... às vezes sinto que sou um verdadeiro “dealer” dos cromos.

Para terminar, um cromo especial para os verdadeiros "cromos" deste blogue : Os Cinco

7 comentários:

Kat disse...

Realmente somos mesmos uns grand'a cromos!
Sobre os cromos e as colecções, eu ainda me lembro de existir um senhor na estação de comboios do Rossio que tinha uma bancada de cromos para venda. Tinha quase todas as colecções e era lá que podíamos adquirir aqueles últimos cromos, mais difíceis de encontrar, para acabar a colecção.
Será que ainda existe?

Peninha disse...

Mas será que mais ninguém escreve neste blogue????
Kat, quanto ao senhor que existia no Rossio ele ainda existe.
Só que devido ao maravilhoso mundo da Net hoje em dia existem "online" muitos senhores iguais a ele, verdadeiros "cromos" dos cromos. "Aquele" número que possa faltar nesta ou naquela colecção conheço muitos "contactos" que podem ajudar...eu já sou um deles!!! :-)
Já agora e apesar de isso ser pouco importante, já terminei a colecção de cromos do Euro 2008.

Magali disse...

Epa.... grande cena esta da colecção dos cromos “TOU”!
Muito fixe mesmo.
Hoje Tou na Boa, mas há dias em que Tou c’a mosca!
Um grande Tou para vocês!

Maria Lavrador disse...

Pois é mesmo verdade, quem cola os cromos do Noddy e do Ruca sou quase sempre eu. E se o JD que, leva logo uma galheta... A sério, eu entusiasmo-me muito mais do que ele sem duvida.

E alguém tem cromos do Ruca e do Noddy para a troca (não sei se já tinha dito isto....)

Eu tb tenho esses cromos giros, saiam nos Bolicaus, vou ver se tenho algum repetido ainda lá em casa. Ai que saudades desses tempos ....

Maria Lavrador disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Peninha disse...

"TOU ABESBÍLICO"
A Magali comentou... :-)
Big Cromo Peninha

More Good Things disse...

Tenho cromos do Ruca para trocar. Sou do Porto. Por favor contacta 912874600 Carvalhas