sexta-feira, 27 de junho de 2008

Garage sail

Ao visitar o blogue da nossa amiga Vera e ao ler um dos seus posts ela tocou num assunto que à muito gostaria de ver em Portugal: As "Garage Sails", ou seja, organizarem-se vendas á porta de casa para nos livrarmos das tralhas que vamos acumulando nas garagens / arrecadações.

O que acontece muitas vezes é que nas ditas arrecadações / garagens vamos arrumando/despejando/abandonando tudo aquilo que em tempos foi importante mas que de um momento para o outro tornou-se obsoleto, sem piada, fora de moda, enfim, alguns desses objectos passam a denominar-se "verdadeiros monos".

Muitas vezes nesse amontoado de "tralhas" lá está a nossa primeira bicicleta (com alguma sorte ainda com 2 pneus...) , aquele brinquedo que nos era tão especial, 2 jantes (melhor, 2 tampões...) do nossa antiga Renault 4L, um antigo rádio a pilhas onde ouvíamos os relatos do campeonato do mundo de Hoquei em Patins, uma jarra que nos ofereceu a D. Clotilde mas de tão feia que era foi logo guardada para não se partir, a gaiola dos canários que entretanto o nosso gato comeu, alguns discos em Vinil, cassetes "pirata" que comprámos na Feira da Nossa Senhora da Boa Viagem, enfim, um leque infindável de recordações... com sorte ainda descobrimos algum familiar mais distante que julgávamos ter desaparecido...
Mas o que para nós se tornou obsoleto para outras pessoas ainda pode ser importante e útil e por isso nada melhor que organizar uma pequena venda de garagem, a preços simbólicos (e ainda podemos fazer promoções tipo: na compra de uma mesa de cabeceira antiga ainda oferecemos um conjunto de garrafinhas-galheteiro de cerâmica branca...) e que assim nos permitem não só finalmente conseguirmos ver a nossa garagem/arrecadação vazia e ainda assim fazer alguns "trocos" para quem sabe comprarmos algo que mais cedo ou mais tarde irá parar à mesma arrecadação/garagem.

Claro que muitas vezes estamos a falar de objectos que por alguma razão nos podem fazer recordar alguém ou alguma coisa mas se assim fosse penso que não estariam num amontoado de tralha.
Eu pelo menos gosto da ideia ou não fosse eu um assíduo frequentador de sites de leilões on-line onde vou vendendo/comprando este ou aquele objecto.

Estes bazares de fundo de quintal muito comuns nos EUA não sei se funcionariam tão bem em Portugal porque com alguma sorte os "amigos do alheio" iriam fazer questão de levar alguma coisa sem pagar ou até mesmo a Polícia Municipal nos iria multar por estarmos a despejar "entulho" na via pública!!!! :-)
Mas era um ideia gira, se é que já não é praticada em alguma terreola por aí...

3 comentários:

Patty disse...

Por acaso já estou a imaginar... Venda de Garagem na Mugideira...ou em Casal de Barbas...

Vera disse...

Aqui para os meus lados existem garage sails mas têm um carácter quase privado. Ou seja há quem despeje a tralha e convide amigos e conhecidos a ir habilitar-se a essa tralha!
Eu também acho que no nosso país não iria funcionar, mas é pena!
Bjs
Vera

Vera disse...

Ah...já agora, gostei da frase "...da nossa amiga Vera...".
Obrigada :-)
Vera