segunda-feira, 23 de junho de 2008

Verão Sinónimo de Cãofusão

Com a chegada do calor às 00:50 do dia 21, cuja recepção foi com pompa e circunstância em que todos nós o fomos receber ansiosamente, momento de frenesim e loucura. Mas chegaram também alguns devaneios usuais nesta estação, esquecemo-nos dos animais que cuidamos ou que descuidamos, aqueles que chamamos de estimação.

É por vezes complicado ter um animal em casa, não temos vida, andamos sempre a correr, não temos condições, a varanda é pequena ou não existe, ficar na sala nem pensar, o levá-lo à rua de manhã, obrigá-lo a estar em casa todo o dia sem a sujar (teria que estar completamente manietado), tornar a sair com ele ao fim do dia, por vezes 10 horas depois. Mas tudo isso torna-se secundário quando vemos o contentamento de qualquer criança a brincar com um cão ou um gato. É útil que iniciem esta relação desde pequenos ao tomarem conhecimento desta “obrigação” ensiná-los-á num futuro próximo a não fazerem o que muitos de nós fazemos, verão em casa animal fora portas e o mais longe possível, não vá o animal ter tentações de voltar.

Todos nós sabemos que podemos apadrinhar um leão no jardim zoológico, mas um leão? Não deve dar muito jeito tê-lo ao colo, ou fazer-lhe festas, e uma águia! Já imaginaram uma águia como animal de estimação? Era a loucura. Existe um site com várias possibilidades mais “normais”, entre elas o apadrinhamento de uma qualquer espécie menos bizarra.
Não é necessário pertencermos a uma qualquer associação para mudarmos algo que consideramos incorrecto é importante a atitude perante a situação. E qualquer acto é melhor que acto nenhum. Por vezes tomar uma posição é melhor do que estar sem posição (é incómodo).
Assim, e para que possamos de algum modo minimizar o sofrimento de alguns destes animais podemos dar algum apoio quer seja financeiro, quer seja através da doação de bens, visite e conheça por exemplo o site, http://www.animaisderua.org/, mais que não seja dê-o a conhecer.

3 comentários:

Peninha disse...

O abandono de animais do Verão é uma constante nos últimos anos.
Muitos deles de raça pura e bem tratados (ou não...) mas que foram ABANDONADOS por seres que também se poderão intitular de verdadeiros animais mas sem inteligência nenhuma.
Nesta altura também é frequente vê-los mortos á beira de uma qualquer auto-estrada, ou porque não estão habituados a andar por ali (muitos cães de casa/quintal..) ou porque simplesmente alguém abriu a porta e lançou o animal ali mesmo com o objectivo de ele não voltar mesmo para casa!!!
O problema destas instituições que recolhem animais abandonados nem é tanto arranjar um novo dono mas sim o animal aceitar este novo dono depois de tudo o que passou.
Falo por experiencia própria porque em tempo fiquei com um cão abandonado e o comportamento do aninal não era normal.

Kat disse...

Apadrinhar um Leão é muito mais fácil e "limpo" que adoptar um animal de estimação e cuidar dele. No caso do Leão, tu só tens de te pavonear entre os amigos, dizendo que és padrinho deste ou daquele animal. Não tens de ter a teu cargo a parte chata de tratares dele, comprares comida, visitares o veterinário e reunires as condições mínimas para a sua existência. Não! Isso fica a cargo de terceiros. É por isso que é tão bom ser padrinho de um animal!
Infelizmente, hoje em dia, até para ser animal de estimação é preciso ter sorte! Há por aí muito animal racional que nem deles sabem tratar quanto mais de qq irracional.

Cláudia disse...

katji kirida... cê querrr q'eu tji apadrinhe???? Querrrrrr???

Vem cá bichana....

miauuuuuuuuuuuuu!!!

Agora a sério (não é q eu estivesse a brincar, mas enfim...), é verdade q nesta altura do ano, o egoísmo das pessoas chegua a pontos de abandonarem aqueles seres q lhes são realmente leais...
Seja q animal for, é sempre a responsabilidade de uma vida q de uma forma ou de outra se tornou dependente de nós...
É triste a realidade...