quarta-feira, 25 de junho de 2008

Os Melhores Contos - Irmãos Grimm / Hans Christian Andersen

Ontem à noite estava eu em casa à procura de algo para ler...
Reconheço que não gosto de ler tudo.

Talvez fosse bom para mim poder ler um pouco de tudo mas temáticas como romances ou poesia, por exemplo, não me motivam.

Sempre gostei de ler algo relacionado com policiais, aventuras, locais ou até mesmo história mais recente. A isto se junta uma paixão por B.D. tipo Disney, Asterix, Lucky Luke, etc, etc...

Mas no meio dos livros que tenho por casa descobri dois que já os comprei à cinco anos pelo menos, ambos da Everest Editora:

. Os Melhores Contos dos Irmãos Grimm
. Os Melhores Contos de Andersende - Hans Christian Andersen

Na altura comprei estes livros porque gostaria de os ler um dia aos meus filhos ou eles próprios os lessem porque são histórias/contos que aprendemos a gostar nos nossos primeiros anos de vida e que acabam por nos acompanhar pra sempre.

Estamos a falar por exemplo do "Gato das Botas", "Rapunzel", "Branca de Neve", "Os músicos de Bremem" ou o "Capuchinho Vermelho" dos Irmãos Grimm ou da "Pequena Sereia" ou "O valente soldadinho de chumbo" de Hans Christian Andersen , entre outros contos.

Os livros têm umas ilustrações excelentes , cheias de pormenor e muitas cores feitas por uma tal Anastassija Archipowa (não tentem dizer este nome muitas vezes porque senão ainda se magoam...) que consegue transmitir muitas emoções através das mesmas.

Os livros estão muito giros e tem muita qualidade...

O facto de ter feito este post deve-se também ao meu sonho de um dia poder escrever um conto/história para os mais "piquenos". Sempre tive esta ideia mas até hoje não me surgiu "aquela" ideia para o contexto do conto. Se calhar nem tenho capacidades para o fazer mas que gostava de um dia escrever algo assim, é um facto...

Quem sabe depois de voltar a folhear estes livros que não me surge inspiração...

6 comentários:

Vera disse...

Peninha, sabes uma coisa?
O livro que mais li na minha infância foi um livro de 825 páginas chamado Os mais Belos Contos de Fadas. Uma edição de 1970das Selecções do Reader's Digest.
Este livro compila contos de Andersen, dos Irmãos Grimm e de outros escritores clássicos infantis. Eu adorava este livro!
Quanto à escrita, sempre gostei de escrever, sempre escrevi, mas nunca entrei no domínio Infantil, porque não me acho capaz de tanta imaginação...a Kat já me desafiou para isso, mas não consigo mesmo :-(
Quanto a ti, acho que consegues! Tens imaginação suficiente e a forma certa de escrever!
I'm waiting!
Kisses
Vera

Kat disse...

Estás à espera de quê Peninha?
Prepara a "pena" e mãos à obra.

Quem conta um conto acrescenta-lhe um ponto!

Kat

Patty disse...

Realmente Peninha, estas á espera de quê?
Já tens 2 filhos, de certeza que já plantaste uma arvore (se ainda não plantaste espero-te no meu quintalito este fds :) ), só te falta mesmo escrever um livro...por isso mãos á obra, e deixa a caneta fluir ou os dedos!

Maria Lavrador disse...

Eu comprava o teu livro sim! Sabes q é algo q tb está na minha cabeça, escrever um livro????

Boa inspiração

Anônimo disse...

Já agora, uma pergunta. Ando aqui à procura do nome em PT de um conto que julgo ser dos Grimm: em português do Brasil julgo ser "Cachinhos de Ouro". Em Portugal também se chama assim? É com uma menina loira e uns ursos...obrigada

Kat disse...

Fil,
obrigada pela visita, em nome dos Cinco.
O nome em português do conto que procuras é "Cabelinhos-de-Ouro e os três ursos" e podes encontrar o livro neste link das edições asa http://www.asa.pt/produtos/produto.php?id_produto=796010&origem=catalogo&id_categoria=161ou também na webboom em http://www.webboom.pt/ficha.asp?ID=93067

Kat