sábado, 21 de junho de 2008

Entre o Crepúsculo e o Dilúculo

"(...) considera-se que o dilúculo é o instante em que metade do corpo solar está acima ou abaixo do horizonte (...)" Depende do Hemisfério!
Estão vocês a pensar.

Ah sim? E então?
Então? Então fiquei eu a pensar. Dilúculo? que nome esquisito para chamar a um dos mais belos momentos do dia. Herdámos este vocábulo estranho do Latim, para definir a nossa bela Aurora, Alvorada, Alva ou crepúsculo da manhã.

Continuam vocês a pensar. Ah sim? E então?
Então, estava eu sossegada da vida, no conforto do meu lar quando resolvi ir à janela. Eis que surge, linda, magnífica, resplandescente, mesmo à minha frente, uma maravilhosa lua cheia (ou nova, não sei). Fiquei pensativa a observar a Lua, contemplativa e embalada pela serenidade das ondas do "mar da tranquilidade".

Ah, sim? E Então?
E então, toca o telefone, quase que em simultâneo com os meus pensamentos. Era uma chamada da Suécia, onde a essa hora (perto da 23:50h) me informavam que estavam a ligar porque ainda era de dia! :-)

Aahh, sim!? Pois! Estão já vocês a pensar!!
Pois, sim? Pois então!


Hoje é dia 21 de Junho!


É o dia em que o Sol se encontra na sua posição mais a norte. Hoje é um dos dois dias de Solstício existentes. É o dia mais longo do ano. Solstício de Verão.

Se estivéssemos na Suécia poderíamos, como eles, brindar à chegada deste dia, numa das mais importantes festas que eles comemoram até ser noite! ;) Espertos, não?

Se estivéssemos bem a Norte, podíamos hoje, assistir ao espectáculo de ver e o pôr do Sol e ... apenas alguns segundos depois ... ver o Sol nascer novamente.


Entre o crepúsculo e o dilúculo

aproveitem bem este longo dia!

6 comentários:

Vera disse...

Bonito texto.
Culto, como tudo o que postas!
Bom primeiro dia de Verão! :-)
(li-te às 03:00...comentei-te agora!).
Bjs
Vera

Peninha disse...

He pá... se pudesse voltar atrás no tempo gostava de ter a Kat como minha prof de Geografia. Assim, tinha uma professora mto gira, cinco estrelas e muito inteligente...
Como é o dia mais longo do ano, é verão, tá sol e é fim de semana então dedico este dia a todos os cinco e a todos aqueles que nos visitam.
Para a Kat um beijinho "Crepúscular"

Patty disse...

Os dia 21's são-me agora algo penosos...ontem então por ser o dia mais longo do ano custou mesmo a passar...mas hoje já é verão!!!!
Viva o Verão...

Kat disse...

Olá a todos!
Obrigada pelos elogios.
Estou que nem posso!
Estou mesmo!
É que no dia mais longo do ano, resolvi iniciar a minha época balnear e ... estou mesmo que nem posso! com o escaldão que apanhei!

Bjs p todos especialmente para a Patty.

Kat disse...

Ah! esqueci-me de referir que adorava mesmo presenciar o crepúsculo e o dilúculo, nas condições referidas, bem como assistir ao espectáculos das auroras boreais.

A ver vamos ... se vemos!

Beep Beep disse...

A chegada da canícula dá para isto, qualquer texto que quiséssemos colocar para agradecer ou receber o verão, ficaria corado de inveja perante tão bela verbosidade. Mas não haja dúvida que uma imagem vale mais do que mil palavras, e se juntarmos as palavras e as imagens só poderíamos ter esta conjunção.