quarta-feira, 30 de julho de 2008

Kim Peek

Kim Peek?

Conhecem? Eu também não conhecia até ter lido o livro "Nascido num dia Azul" .


Pois bem, este senhor serviu de inspiração para o personagem Raymond Babbit, que Dustin Hoffman representou em 1988 no filme "Rain Man".


Tal como Daniel Tammet, Kim tem Síndrome de Savant, uma forma extremamente rara da síndroma de Asperger (autismo de alto funcionamento).


Se Daniel Tammet já me tinha impressionado pelas suas capacidades, relembro que memorizou mais de 22000 dígitos (22514 para ser mais específico...) de pi tendo levado mais de 5 horas a enumerá-los em público para além de falar 7 linguas então de dizer de alguém que já leu cerca de 12000 livros e consegue recordar o conteúdo (98%) de cada um deles????


Que dizer de alguém que se lhe dissermos em que dia nascemos e seguida lhe perguntarmos em que dia da semana vamos fazer por exemplo 80 anos, ele de imediato diz exactamente o dia da semana a que calha a data??? - É como tivesse na cabeça um calendário exacto de 10000 anos...


Que dizer de alguém que consegue ler simultaneamente as duas páginas de um livro , cada uma com seu olho, com uma retenção quase perfeita?


Estamos a falar de uma pessoa que é mentalmente incapacitada e que depende do seu pai para as suas necessidades básicas como por exemplo, vestir!!!!


Testes feitos a Kim Peek mostraram que os seus hemisférios cerebrais não estão separados, apresentando uma “grande área de armazenamento de dados”.


Se muitos são considerados sábios, Kim é considerado um “mega-sábio”.


Realmente a natureza humana é excepcional...

4 comentários:

Kat disse...

Não são estranhos os contornos da nossa mente?
Fico a pensar na luta diária dessas pessoas para fazerem coisas básicas e essenciais à sua existência e, no entanto, com capacidades extraordinárias tão acima de qualquer outro.

Kat

Anônimo disse...

Eu também tenho características de um savant, mas não me considero um... algumas coisas que tenho é a incrível capacidade de ler rapidamente, só para se ter uma idéia, eu leio um livro comum de 300 páginas em aproximadamente 1h..
Além de não me dar bem em relação à sociedade, praticamente não saio de casa, e tenho a coordenação motora um pouco afetada...
Mas não me consideero savant pelo fato de ter lido milhares de livros no entanto esqueço das coisas um pouquinho mais... mas já é um grande avanço...
Abraço
kleyton.sn@hotmail.com

Peninha disse...

Olá kleyton
Obrigado pelo teu comentário no nosso blog.
Apesar de não te dares bem em relação à sociedade (palavras tuas...) quero que saibas que neste blog encontrarás pessoas que de certeza gostarão de te ouvir, de te ler e de te compreender.
Não serás para nós alguém que possui caracteristicas de um savant ou que simplesmente tem o poder de ler mega-livros em tempos supersónicos... serás alguém que vamos gostar de ver mais vezes por aqui.
Somos apenas 5 mas somos enormes na boa disposição, na compreensão, na partilha de conhecimento e opiniões.
Aparece mais vezes que vamos gostar muito de te ver por aqui no nosso cantinho.
Obrigado
Peninha

Anônimo disse...

Obrigado amigo