terça-feira, 27 de maio de 2008

Nascido num dia Azul...

Aproveitei estes últimos dias para ler um livro.
O porquê da escolha deste livro é porque se baseia na história verídica de Daniel Tammet que tem a Síndroma de Savant, uma forma extremamente rara da síndroma de Asperger (autismo de alto funcionamento).
Para além disso durante a infância teve Epilepsia que muitas vezes acompanha as pessoas que têm autismo.
Eu próprio não conhecia os “Savants” que são pessoas que se caracterizam pela incapacidade de funcionamento do lado esquerdo do cérebro que é compensada pelo lado direito.
Daniel vê os números como formas, cores e texturas e consegue realizar extraordinários cálculos mentais em poucos segundos. Isto também se explica porque é exactamente o lado direito do cérebro que trata de tudo o que está relacionado com números e cálculos.

Para além disso Daniel fala 7 línguas, aprendeu Islandês numa semana sendo que a primeira língua que aprendeu foi o Lituano.
Daniel tem uma maneira diferente de ver os números e as palavras. Tudo para ele tem cores, formas e expressões.
O número favorito dele é o 4 porque é tímido e calado como ele, tal como o 11 é amistoso, o 5 ruidoso e o 117 alto e magro.
Outro exemplo do que vai na sua mente é que todas as palavras tem cores, por exemplo para ele todas as palavras que começam por “F” são azuis... Por exemplo “Finlândia” é azul e se pensarem na bandeira, é uma cruz azul sob um fundo branco.
Como autista que é, Daniel também revela sinais disso mesmo, as rotinas pré estabelecidas por ele como todos os dias de manhã comer exactamente 45 gramas de cereais que religiosamente pesa sempre antes de comer.
Este livro para além de uma viagem na vida de Daniel Tammet, desde a sua infância, é também uma explicação de como um autista vê a vida e lutou contra todos os seus medos, rotinas e experiências de vida.

Tem uma paixão por tudo o que seja números e até a sua data de nascimento é desdobrada em números primos tal como ele explica no livro.
Daniel nasceu a 31 de Janeiro de 1979 e 31,19,197,97,79 e 1979 são números primos.

“Nascido num dia Azul” é muito giro, contado por uma pessoa brilhante e que nos permite conhecer melhor o mundo de um autista.

4 comentários:

Kat disse...

Deve ser muito interessante e o facto de ser uma história verídica torna-o mais apetecível.
Podemos encontrar alguma maneira de o trocar para eu poder ler? Tipo, deixa pensar ... hum, pedimos ao Beep-Beep para pedir ao "Speedy Gongalez" para, com a sua rapidez, deixar o livro no 3º banco do Jardim da Estrela a contar de quem vem da porta principal da Basílica. Boa?

Kat

Vera disse...

Também fiquei com água na boca...o pior mesmo é em que tempo o irei ler...já houve alguém que me diagnosticou a necessidade de duas tardes livres por semana, para mim! O pior é que não consigo cumprir essa prescrição...acho que vou ter mesmo que o juntar à lista dos que quero ler em férias!
Vera

Peninha disse...

O livro dentro de dias estará disponível pois já o emprestei a outra pessoa... mas já está "reservado" para vocês!!!
Kat, para encontrares o livro terás que seguir as seguintes indicações: Carcavelos, restaurante "Pastorinha" como ponto de partida... depois 10 passos em direcção ao mar, 23 passos para a direita, 3 passos pra trás, 2 piruetas, 1 salto mortal, depois vais em direcção ao mar e ficas logo à entrada da água, não entras, só assim com os pézitos molhados, ok? Esperas depois pela oitava onda. Nessa onda virá uma garrafa com uma mensagem... dentro da garrafita , bem no fundo, estará escrita a indicação correcta do Livro. Atenção... a garrafa é uma de "Esporão Reserva Tinto 2004" e para poderes ler a dita mensagem terás que beber o liquído... se não o fizeres a mensagem irá se autodestruir em 2 segundos!!! Estarás a ser observada pelo nosso agente secreto "Gaivota Esvoaçante" para o caso de pensares em deitares a bela da pomada fora... tem que ser mesmo bebida!!!
Ah... o vinho tem que ser bebido com uma palhinha em cima da prancha (em pé...) a ouvir o Surfin' USA dos Beach Boys!!!

Cláudia disse...

Ah bem!!! Assim, com as condições impostas pelo Peninha para a aquisição do livro, tb eu o quero ler... mas só nestas condições!!!
Tinto! Yesssssssss!
Hip! Hip! Hip!

Beijossssssss