sábado, 26 de julho de 2008

Professor Randy Pausch

Não sei se já tinham ouvido falar do Professor Randy Pausch.

Eu já o conhecia porque um dia destes ao ver um dos programas da Oprah ele era o convidado desse mesmo programa.
Mas o que tinha de especial este professor de informática?

Em Agosto de 2006 foi-lhe diagnosticado cancro no Pâncreas, sendo que este tipo de cancro é um dos mais fatais. Com o passar do tempo outros orgãos vitais foram afectados pelo que a certa altura os médicos deram-lhe 3 a 6 meses de vida... não havia volta a dar!

Este professor ficou famoso pois em Agosto de 2006 gravou uma aula em vídeo (disponível no YouTube) na qual informou as perto de 500 pessoas presentes ter cancro de pâncreas e explicou a todos como pensava enfrentar os seus últimos meses de vida.
Nessa aula, Randy Pausch não falou da morte, mas sim da forma como pensava enfrentar a vida e superar os obstáculos.
Essa aula foi transfomada no livro "A última lição" e foi escrito pelo jornalista do Washington Post Jeffrey Zaslow.

Hoje ao jantar enquanto via o telejornal uma das notícias é que o Professor Randy Pausch tinha falecido esta sexta-feira na sua casa da Virgínia, nos Estados Unidos.
Este post é acima de tudo uma homenagem a este senhor porque mesmo sabendo que tinha uma doença terminal não deixou de passar uma mensagem positiva, de como encarar a vida e o viver dia-a-dia valorizando pequenos passos e disfrutar das mais pequenas coisas.
Não é fácil fazer isso sabendo que a luta que estava a travar tinha o final já traçado. Eu próprio não sei se o conseguiria fazer mas a natureza humana por vezes surpreende-nos. Prefiro fazer deste Professor um exemplo e não um herói como já li em alguns sites porque senão existem muitos mais heróis a travar lutas iguais a estas.

Este post e esta homenagem extende-se também a todos aqueles que directa ou indirectamente lutam (lutaram) todos os dias contra adversidades destas e que de certeza são também um exemplo para todos nós, de força, de paixão, de fé, de luta, independentemente se conseguiram ou não sair vencedores dessa luta.

Um comentário:

Kat disse...

Eu também vi esse programa e tive o privilégio de conhecer esse exemplo de vida. Quem luta com essa doença sabe que não é fácil e ter uma visão positiva da vida quando sabemos o prazo da sua finitude é sabedoria em estado puro.

Kat