quinta-feira, 24 de julho de 2008

Eu, os Livros e ... os Outros

Tenho uma mania estranha, admito, de observar diariamente as pessoas nos transportes públicos. Reparo principalmente nos títulos dos livros que as pessoas lêem e tento interpretar como é que cada título ou autor encaixa no perfil, que desconheço, do leitor.
Não reparo apenas no que lêem! Também observo como lêem! Se distraidamente, com mais atenção na conversa ou no jornal do "vizinho" do lado, se pensativamente, ou se completamente absortos que nem se dão conta que chegámos à última paragem.
A forma como lemos é importante. Diz muito sobre a relação entre nós e o livro naquele momento.
Ultimamente tenho andado a pensar se os livros que lemos nos caracterizam de alguma forma e se as escolhas literárias que fazemos dizem, aos outros que nos observam, algo sobre nós?
Isto porque, por vezes vejo uma pessoa e o livro que está a ler, para mim, faz todo o sentido porque se enquadra mesmo no que observo dessa pessoa. Outras vezes fico intrigada com algumas combinações.
Ficarei com a mesma ideia de uma pessoa que está a ler uma qualquer obra de Dostoiévski de outra que esteja a ler A Morte Melancólica do Rapaz Ostra & Outras Estórias de Tim Burton ou o novo romance do José Rodrigues dos Santos?
Acho que não, mas ... não tenho ainda a certeza.
Kat

5 comentários:

Vera disse...

Este post andava a "rebolar" no teu cérebro...até que saíu! Quando falámos nisto pela primeira vez, respondi-te, como é o meu jeito, de forma intempestiva, sem pensar muito...mas fiquei a pensar e também não tenho a certeza se poderemos caracterizar uma pessoa pelo que lê. Se o tipo de leitura seguir um fio condutor e dele não se afastar, sim, podemos. Mas se a pessoa não tiver qualquer pejo em ler um clássico seguido de um light...em que prateleira a catalogaremos?
Sim, é um desafio este teu pensamento!

Kat disse...

Olá vekiki
É verdade, este tema ainda anda a rebolar na minha mente e vai continuar. Até porque noutro dia, no comboio, fui "julgada" pelo livro que ando a ler.
No primeiro impacto, não gostei nada!Mas essa história fica para outro post.

Kat

Peninha disse...

Bem, aqui estou eu a comentar um post depois de duas "experts" na matéria terem dito de sua justiça...
Tal como já disse uma vez, já li alguma coisa, já estive algum tempo sem ler porque tenho variados hobbies que me ocupam o tempo mas ultimamente voltei ás leituras, talvez porque alguns desses "hobbies" estão de férias!!!
Mas ultimamente voltei á carga devido a uma pessoa de seu nome Kat. E comigo, em vez de ela perder tempo a associar o livro que escolhi á minha maneira de ser, eu lancei o desafio de olhando para mim ela arranjar um livro com a minha cara... O primeiro foi um sucesso e o segundo também é aliciante.
Mas acredito que o livro que alguém possa estar a ler permita caracterizar essa mesma pessoa de alguma forma. Por exemplo tenho uma amiga que só lê livros de histórias ditas "românticas", tipo as "Palavras que nunca te direi" e acreditem que esse tipo de livros está intimamente ligado ao tipo de pessoa que ela é... Mas se estivermos perante alguém que lê um pouco de tudo? Como a vamos caracterizar?
Acho mais fácil caracterizar alguém pela maneira como escreve, como descreve as suas emoções na escrita, o que lhe vai na alma, a maneira como diz as coisas... é claro que o que lê pode influenciar a maneira como escreve mas é mais fiável "estudar" uma pessoa pelo que escreve do que pelo que lê.
Mas quem sou para ter opinião sobre esta matéria...Ao pé de vocês sou um leigo com quem tenho aprendido muito e com quero aprender ainda mais neste mundo da leitura e do conhecimento, que vai muito mais além do maravilhoso mundo da Banda Desenhada e das Aventuras dos Cinco, Sete, Hardy, etc onde sempre andei mergulhado...
Aliás, se alguém for tentar caracterizar a minha pessoa por tudo o que já li de B.D. vão de certeza dizer que tenho cara de... PENINHA!!
Beijinhos Kat e Vera

Maria Lavrador disse...

Pois se calhar a mim era difícil avaliar-me, pois leio tudo o que me apetece à frente, até os rótulos do frascos de shampoo ou as placas de obras nas estradas... Mas compreendo-te bem, quem gosta de ler e vê alguém de livro na mão tem sp tendência para ver o que é e identificar um pouco a pessoa pelo que esta lê.

Beijocas e boas leituras

Kat disse...

Ora aí está Peninha!
Ligaste o género do livro ao tipo de pessoa que a tua amiga é.
Partindo do pressuposto que não conheçes a pessoa, o que revela da própria pessoa o facto de estar a ler esse livro? Que é romântica? que gosta do autor e esse é mais um título? Não sei.
Por exemplo, a Vera costuma ler diariamente, um blog "Ares da minha graça". Um destes dias andava a "surfar" nesse blog e às páginas tantas reparei que a sua autora, que eu desconheço complementamente, está a ler o Memorial do Convento do José Saramago e o Shantaram de Gregory David Roberts (que confesso deixou-me com a "pulga atrás da orelha").
O que é que isso nos diz dessa pessoa? Será que nos diz alguma coisa mesmo? É aí que reside a minha dúvida.
Kat