domingo, 29 de julho de 2007

Reserva Natural Paul do Boquilobo

É normal nesta altura do ano as pessoas viajarem para outros destinos, em busca de locais paradisíacos, praias deslumbrantes, águas azuis e transparentes, novas culturas, novas pessoas, enfim, fugirem um pouco ao stress e à monotonia.

Tb gosto disso, acho importante conhecer novos mundos, alargar os nossos horizontes, aprendermos coisas diferentes e principalmente novas maneiras de ver o mundo. No entanto acho que antes de se conhecer algo deve-se primeiro conhecer o sítio onde vivemos e descobrir que afinal tb temos sítio especiais e diferentes. Este fim de semana andei pelo Ribatejo, aliás, região que frequento muito.

Apesar do calor que se fazia sentir (acreditem que por momentos pensei que era ali o "inferno" tal era a brasa... tendo como base o termómtero do carro perto dos 42/43 graus) fui dar uma volta por um sítio que já conhecia mas que pela beleza que tem vale sempre a pena visitar. O sítio que vos falo chama-se Reserva Natural Paul do Boquilobo. Não estamos a falar do Parque Natural Peneda-Gerês ou do Parque Natural da Serra da Estrela ou da Arrábida, que são Parques enormes mas de um local impressionante pela tranquilidade e pelo silêncio. Não vão encontrar uma variedade enorme de animais que existem em outros locais devido ao facto de este ser um local caractrerizado essencialmente pela existência de muitas espécies de aves se bem que é frequente encontrarem-se na área protegida manadas de cavalos que se alimentam nos prados ou simplesmente passeiam, o que torna o local ainda mais bonito, ou não estivéssemos nós perto da Golegâ, Capital do Cavalo, e onde se realiza uma das Feiras mais importantes do país, a Feira Nacional do Cavalo.

A Reserva é um sítio muito bonito, que nos mostra o que são as planícies Ribatejanas, onde existem inúmeros canais cuja vida depende do volume dos caudais dos Rios Tejo e Almonda. Alguns dos locais são bem refrescantes tendo em conta o dia de calor que esteve por aqueles lados.
Um sítio a ver e a visitar...

3 comentários:

Patty disse...

Olha lá e deixar aqui um mapa, indicações de tal feerico sitio (eu tinha de utilizar a palavra feerica)??

Kat disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kat disse...

para ti, patty que pareces tão animada com este feérico sítio, junto um link com a informaçãoque necessitas. Espero que te divirtas tanto ou mais que o peninha e que, partilhes essa tua experiência. Aproveita que as férias estão à porta (se ainda não foste) e o fim-de-semana também.
Segue este link:
http://portal.icn.pt/ICNPortal/vPT
/Areas+Protegidas/ReservaNatural
/PauldoBoquilobo/Como+chegar.htm