quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Blogosfera


Ao criarmos este Blogue entrámos na Blogosfera.... Não é mais um planeta descoberto pela NASA mas sim a comunidade que engloba todos os Blogues.

Muitos descrevem o Blogue como um "Diário Virtual" onde algumas pessoas deixam expressas as suas emoções, sentimentos, as experiências diárias que resultam do seu dia-a-dia. O Blogue é mais do que isso. O Blogue é um local ordenado cronologicamente e frequentemente actualizado de opiniões, emoções, factos, imagens, notícias ou qualquer outro tipo de conteúdo que o autor ou autores queiram disponibilizar e assim poderem dar a conhecer novas formas de vida, novos ideais, eventos, opiniões, onde se pode difundir o mais diverso tipo de culturas.

Os blogues são a solução encontrada por quem gosta de escrever e não tem onde fazê-lo pois nem todos temos acesso a jormais, rádios ou televisão. Sendo a Net uma verdadeira aldeia global, o Blogue é mais um instrumento para espalhar e partilhar conhecimento com o mundo.

Outra razão da existência dos Blogues é a necessidade que sentimos de nos mantermos em contacto uns com os outros, tal como fazemos quando estamos juntos, ou seja, discutir sobre o mundo, a sociedade, o que nos preocupa ou aquilo que nos faz pensar. Por outro lado temos aquele fascínio próprio do Blogue: Quem são as pessoas que nos leêm? Até que ponto é bom partilharmos as nossas opiniões com pessoas que se escondem por detrás de "nicknames" ou que simplesmente se auto-titulam como "anónimos"?

Se o Blogue for utilizado para os fins que atrás referi então penso que todos temos a ganhar e aprender com aquilo que escrevemos e com os comentários que recebemos.

A partilha de conhecimento é meio caminhado andado para resolver o que está de mal e fortalecer o que existe de bom.

3 comentários:

Beep Beep disse...

Bem como comecei com um tema tabu (pensava eu que existia alguma liberdade de pensamento ou de abertura para podermos abordar este tema) na expectativa de ver a lux.
Aproveito este tema para questionar:
Afinal o que é um blog?
Para que serve um blogue?
Há variadíssimas, mas mais comuns que tenho encontrado que, só por si, revelam a sua flexibilidade é por exemplo:
· um diário;
· uma página pessoal ou profissional, com ideias, reflexões, observações, comentários, apontamentos, links, etc;
· uma página pessoal onde se guardam Favoritos - links para páginas de interesse -, seguidos ou não de um resumo do assunto e/ou comentários;
· "A sua página Web, fácil de usar, onde pode rapidamente publicar ideias, interagir com pessoas, e outras coisas mais..."; - Gostei desta mas não foi isso que aconteceu, encontrei o Torquemada em todos.
· uma forma simples, fácil e amigável de iniciar uma presença online;
· um meio de comunicação e partilha;
· Resumindo o que nós quisermos – mas .... sim mas.... os nossos amigos e colegas “bloguistas” não nos castrarem, (Esta é minha).
E blogar? O que é Blogar será que é escrever o que pensamos quando lemos o que os outros escrevem?
Se continuarmos a fazê-lo, outras pessoas eventualmente escreverão o que pensam quando nos lêem, e assim entraremos numa nova esfera de relações humanas. Será que é assim mesmo?
Será isto uma revolução pacífica entre todos ( o caso do indivíduo de Coimbra a quem fecharam o blogue não foi bem assim.)


Mas para mim e sem querer repetir o conteúdo do tema, a questão primordial (sendo ela mesmo a essência do blogue) é saber se um blogue deve existir ser for comentado por anónimos ou nomes ficciosos e por vezes demonstrado algum fetiche. Se for um tímido que se esconde por trás disso, tudo bem. Mas ser for alguém desiquilibrado?

Mas para a “nossa” amiga Magali este tema é todo útil porque existem alguns motivos para usar blogs como actividade de ensino-aprendizagem
1. A Net é uma óptima ferramenta para compartilhar conhecimento.
2. Escrever sobre algo, implica em reflexão e crítica, o que é fundamental no processo de ensino-aprendizagem.
3. Desenvolver a habilidade de gerir informação.
4. Desenvolver a habilidade de transformar informação em conhecimento.
5. Uma vez publicado você só precisa aperfeiçoar!!!
6. Desenvolver o espírito de colaboração(aprender a conviver)
7. Aprender a aprender.
A utilização de blogs na educação, possibilita o enriquecimento das aulas e projectos através da publicação e interacção de ideias na Internet. Basta adequá-los aos objectivos, para que o conhecimento seja construído através da interacção dos recursos informáticos e das capacidades individuais, criando um ambiente favorável para a aprendizagem.
Também serve para:
1. Produção de resumos/sínteses da matéria.
2. Descrição e desenvolvimento de projectos escolares.
3. Aprendizagem colaborativa.
Para finalizar, se com isto, não conseguirmos que ela se desiniba e escreva algo, então não sei o que fará (partir para a agressão física – ONDE ESTÁ A PORCARIA DO BIOMBO.)

Patty disse...

Hellooooo em plena silly season não há lugar para questões que nos façam pensar... por isso toca a aprofundar temas como o tom dos graos de areia; ou a sangria branca vs tinta; ou bikini, trikini ou nudismo eis a questão? entre outros...

Maria Lavrador disse...

Ok, Ok, se não há biombo, podemos fazer um muro com ecran de computador ou talvez com caixas de pizza, acham bem???

E eu gosto mmmuuuiiiitttoooo que vocês estajm na blogosfera!!!

Mizé