domingo, 15 de julho de 2007

Geração Verde

Geração Verde? Não... Não é um grupo de extra-terrestres vindo de um planeta distante, não é um movimento de apoio à couve-galega ou mesmo uma claque organizada de um qualquer clube que equipe de verde. A Geração Verde é um reflexo da sociedade em que vivemos e acima de tudo do estado em que se encontra o mercado de trabalho.
Mas não é sobre isto que pretendo falar mas sim prestar um tributo e dar apoio a todos aqueles que trabalham nestas condições. É certo que existem pessoas que gostam de trabalhar assim, é um modo de vida, mas a grande maioria trabalha nestas condições "especiais" devido ao facto de terem que "sobreviver". Encontrar um emprego seguro tornou-se à muito um objectivo de vida, muitas vezes abdicando da própria vocação.
Grande parte da Geração Verde anseia pela aquela sensação de tranquilidade e alguma segurança que resulta de um contrato de trabalho. É certo que hoje em dia o conceito de segurança à muito que desapareceu mesmo para aqueles que se julgavam protegidos por um contrato de trabalho. Mas pior, é ver a estabilidade passar ao lado, engendrar "mecanismos fabulosos" para se poder poupar pois nunca se sabe como vai ser o mês seguinte, não poder fazer projectos a longo prazo, estar completamente desprotegido em caso de doença ou até mesmo estar "proibido" de estar doente, a não ser que se pague do próprio bolso o seguro de trabalho para além dos quase 150 euros que já se paga para a Segurança Social. O próprio conceito de "prestação de serviço" está errado pois grande parte cumpre horários estipulados, cumpre ordens de hierarquias superiores e utiliza material do sítio onde trabalha.
Mas como tudo isto podia estar bem se os próprios recibos verdes são afinal azuis????

Quero acreditar que a única coisa verde que vai existir nos próximos tempos seja o verde da esperança de ver tudo e todos com uma vida melhor, justa e sem a necessidade de andarmos verdes de raiva com tudo isto!!!

7 comentários:

me disse...

Peninha iventas com cada coisa ,vou te dizer... :) mas és um bom amigo...



Beijos pipa

me disse...

EStive a pensar,e se calhar tens razão, porque estou sempre a ouvir os adultos nas noticias "Isto tá mau", e o que eu percebo disto e de ouvir os meus pais a falar é que é muito dificil as pessoas que estudam muito depois não conseguem arranjar empregos.Espero que quando eu estudar tudo o que ainda me falta, que é bué, eu consiga depois arranjar um trabalho do tipo CSI, ou Ossos, para investigar os crimes mt graves.
beijos Pipa

Peninha disse...

Olá Pipa...
Não te preocupes porque eu e os teus pais andamos por cá a tratar disto tudo e a preparar as coisas para que quando fores uma Investigadora do CSI tenhas um futuro brilhante e um emprego 5 estrelas. Tá prometido, ok? Olha para começar investiga esta cena de os Recibos verdes serem azuis!!! Queres ver que o gajo que faz os recibos é daltónico??? Ahhh, mas apesar de "isto estar mau" nunca deixes de estudar pois sem estudos é que as coisas ficam muito más... Mas eu já percebi que és uma "garina" muito inteligente e super esperta e de certeza que no futuro vais ARRASAR!!! E se por acaso alguém se meter contigo chama pelo Peninha...Olha, Sabes guardar um segredo? Sim? Ok, chega-te perto do ecrân..já está? Ouve isto... É que eu quando as pessoas precisam de ajuda transformo-me em Morcego Vermelho e acabo com os bandidões!!! Ah pois é... Beijinhos grandes do PENINHA e fica sabendo que és a melhor comentadora deste BLOG... e a mais gira!!! Até podias assinar como Glória...He!He!He!He! É a namorada do Peninha...

Cláudia disse...

Ouve lá ó Peninha, andas a pedi-las... qué isto???? Depeno-te ouviste???? Peninha por peninha.... Se já andas coxo de uma Asita, vê lá se queres ficar da outra!!!! Maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaau! A dizer coisas giras á Pipa!!! Mas agora aqui entre nós... ela é gira, mesmo mt gira e eatá a gostar á brava do nosso blog... atenta ao q esrevemos e por ela andava sempre a comentar os artigos.... Claro q de vez em quando faz umas birras, como a q está a fazer neste preciso momento, mas... q fazer??? Talvez "Elektriza-la!!!!"... com beijos?
Beijos grandes!
Ah, e...
Beijos para os outros 4!

me disse...

Peninha estás online?Se estiveres manda um mail para a elektra.

Cláudia disse...

Bem, parece q arranjámos aqui uma comentadora á maneira, ela até já me liga com dúvidas sobre o blog, quem está on line ou não...
Pipa, continua a comentar, como diz o Peninha, és a comentadora mais gira de todos os blogs...
Espero é q dentro desta brincadeira toda consigas aprender e perceber q até mesmo a brincar se pode falar de assuntos mt sérios!
Ah, e já te disse q te adoro???
É verdade, adoro-te mesmo muito!!!
Beijos para ti Pipa, e...
Beijos para os outros 4

Anônimo disse...

Peninha...as tuas palavras são, de facto, muito sentidas e verdadeiras, mas...sim, há sempre um mas nas nossas vidas...cabe à dita Geração Verde acreditar mais em si, agarrar-se com força à tal ESPERANÇA e pensar com convicção que se trata de uma fase menos boa da vida e que os obstáculos serão ultrapassados num futuro bem próximo. Como se costuma dizer...Mais vale tarde, do que nunca. Força e Parabéns aos 5 pelo Blog. Bjs, Peninha