terça-feira, 17 de julho de 2007

Ser Criança!!!





Ler o último artigo do meu querido Peninha, fez-me recuar no tempo...
Lembrei tanta coisa... chega a ser talvez um pouco nostálgico, mt embora sejam boas recordações...
Não sei até q ponto serão estas crianças de hoje muito mais inteligentes do q nós éramos na idade delas, qd ás vezes ouço comentários q eles hoje mexem num computador com uma facilidade espantosa... pois claro, mas é q no nosso tempo não haviam computadores, a não ser o Spectrum q o Peninha fez questão de lembrar... e q em nada é comparável ao q temos hoje em dia...

Penso q de facto o q existe é uma grande diferença entre a nossa geração e a deles...
Nós tínhamos preocupação do tipo joelhos esfolados ou olhar para a janela e ver e ouvir os nossos pais a gritar q o jantar já estava na mesa e frio... Os de agora também têm preocupações... a Internet está a abarrotar de gente e está lenta, O jogo da PS1 não dá na PS2 e por sua vez tb não dá na PS3... sei lá.

A diferença está no Brincar!

O nosso sítio favorito para brincar??? Rua! No meio da estrada... e não éramos como já ouvi um dia alguém dizer, crianças suicidas, é q naquela altura podíamos faze-lo... e ficávamos lixados quando de hora a hora passava um carro e interrompia a nossa macaca, a nossa sirumba, o nosso mata...
Desenhávamos os nossos jogos ali, no alcatrão, íamos á procura daquelas pedrinhas de tijolo e lá mt de vez em quando havia um de nós q tinha conseguido “desviar” um pau de giz da sala de aula... era um luxo!

E as fogueiras nos santos populares??? Um trazia um chouriço, uns sumos Capri-Sonne, trazíamos os cacos velhos lá de casa e toca de improvisar a barraquinha da quermesse... os trocos sempre davam para uns cromos q faltavam na caderneta das imensas colecções q haviam...
E nessas noites podíamos ficar na rua até mais tarde, porque até os pais muitas vezes nos ajudavam a organizar estes eventos...

Lembro-me do cheiro da terra quando misturávamos água para fazer aqueles pratos maravilhosos, com trens de cozinha em miniatura, pratos q eram sempre devidamente enfeitados com uma folhinha verde... Não sei se eram boas ou não, o certo é deviam ser, pois a bonecada nunca se queixava...

Lembro-me de jogar ás escondidas e haver sempre um desgraçado q passava horas á nossa procura... nós q entretanto dávamos um saltinho a casa para comer uma sandocha ou depenicar no bolo q a mãe ou a avó tinham feito, ás escondidas tb, não fosse a mãe dizer q já chegava, q já tinha estado a tarde toda na rua...

E os berlindes, os abafadores, o olho-de-boi? O pião, os carrinhos de rolamentos...As fisgas, o jogar com caricas...
O alho... lá vai alho 1, lá vai alho 2 e ficávamos todos partidos, mas felizes!
Depois aqueles jogos de conquistas... o bate-pé (quantos arranjinhos, hã?), e o quarto escuro, q regra geral coincidia com a festa de anos de alguém e estava o quarto estrategicamente arranjado para evitar desastres...

Lembro-me de tanta coisa, principalmente de ser criança...
A estrada está lá, precisamente no mesmo sítio... vazia de putos e cheia de carros.
Mexer na terra? Q nojo, se cai alguma coisa ao chão, não voltamos a apanhar... qt mais deixar os nossos filhos chafurdar na terra...
Hoje, brincar na rua a menos de meio metro de um adulto é impensável.
Mas mesmo q pensemos ou recordemos tudo isto q escrevi, a verdade é q hoje existe uma preocupação necessária (infelizmente), o q nos impede de deixar os nossos filhos serem crianças simplesmente como nós fomos um dia.

Mas q tenho saudades, tenho... e muitas!

7 comentários:

Maria Lavrador disse...

Mas quem serão estes 5 gajos que escrevem tão bem???? Qual deles será o cão?????

E toca a brincar, que é tão saudável. Eu adoro brincar com o meu filho e com todas as crianças que estejam á minha volta.

Bjs e que os 5 continuem com o bom trabalho

Mizé

Unknown disse...

Oi Galera. Este blogue que vcs tem é engraçado. Tô aqui pq soube deste blogue através de um amigo (Francisco Nunes) que por acaso é amigo do vosso Peninha (me pediu para o tratar por Peninha) e me falou em seu nome. Peninha, faz 7 anos que a gente não se vê mas quando assinar meu post vc vai relembrar. Vc foi das pessoas com quem gostei mais de trabalhar e ainda hoje acho uma injustiça a tua saída da empresa. Lembro que aquele departamento era cabisbaixo, sem alma, todos muito compenetrados no trabalho mas sem clima entre a gente. Muitas vezes dizia pra mim mesma que era tudo bicho do mato. Lembro qd vosse chegou,tudo mudou. Alegria foi crescendo e relembro que mtos só tiveram a ganhar com a sua alegria, com o seu alto astral, com a sua energia... Peninha, você não existe e te digo o que te disse uma vez "Você é vida menino". Lembra agora quem sou eu? Já regressei ao Brasil à 2 anos mas acredita que mtas vezes penso naquele projecto no Barclays. Melhor ambiente que já tive em trabalho! Espero que vc esteja bem e continue igual. Beijinhos enormes com saudade para o Peninha e para todos os teus amigos que fazem este blogue. Beijinhos povo e para o "Peninha" beijos da ex-chefinha Eliane Ferreira. :-). Restante galera: Ter "esse" Peninha do vosso lado marca um momento em nossas vidas. Para terminar, Elektra você me fez lembrar que tb fui criança e acredite que hoje meus filhos já homem não imaginam a verdadeira definição de CRIANÇA. Mas os tempos são outros. Queria te parabenizar pelo texto apesar de não conhecer algumas coisas que você escreveu.

Peninha disse...

Grandeeeee surpresssaaaa esta!! Recebo este comentário e tb já vi o teu mail. Por onde andaste Eliane? Já tinha falado sobre ti com ex-Cap's mas como nunca mais tive noticias tuas pensei que jamais voltaríamos a falar e agora aqui estamos...grande surpresa mesmo e grandes saudades desses tempos. Quanto à injustiça ou não da minha saída já é passado e o que é certo é que por exemplo permitiu que conhecesse as outras 4 Espectaculares pessoas que deram "nome" a este blog. São pessoas como tu e por isso mesmo só podia gostar delas. Quanto ao Blog espero que apareças mais vezes e que gostes dos assuntos que cá colocamos. Podes sempre comentar e dar a tua opinião, nós agradecemos!!! Quanto ao Peninha acho que continua o mesmo (as pessoas que convivem comigo é que podem responder), só que com mais 7 anos. Beijinhos enormes para ti, não só meus, como dos 5 pois é sempre bom ter uma comentadora "internacional"... he!he!he!he! Dá projeção ao Blog. Bjs grandes para a "Brazuca" mais portuguesa que eu conheci.

Anônimo disse...

É triste só agora ter entrado, mas valeu a pena. Que espetáculo vocês estão, ou melhor, têm uma veia artística fenomenal. É soberdo apreciar toda esta prosa.

Bjs e Abraços para os outros 4

Vruuumm, Vrruuummm, Beep Beep

me disse...

"Ser criança"Que comentário tão giro gostava muito de fazer parte deste blog gostava de ser a Tempestade(nome da super heroi)adorovos beijos do fundo do coração para os cinco.

Peninha disse...

Olá PIPA...
Vou reunir os Cavaleiros e Cavaleiras da Távola Redonda para decidir da tua inclusão como TEMPESTADE... Ora aí está um nome que te fica mto bem... Não sei como vai ser lá em casa pois duas "super herois" na mesma casa é capaz de dar faísca!!! TEMPESTADE e ELEKTRA!!!! Gostei do beijinho do fundo do coração... Um beijinho de uma TEMPESTADE é avassalador e deixa-nos de rastos e ELEKTRizados!! Beijinhos do Peninha, melhor, do Morcego Vermelho... Ah, e são beijinhos tb do fundo do coração, bem lá do fundo só para ti!! Chuuuaaacc :-)

Cláudia disse...

Não consigo evitar escrever algo dedicado á Filipa... à minha Tempestade!!!
É tão bom saber q visitas o nosso blog, q gostas de ler os nossos artigos, e melhor, q comentas!
Tu já fazes parte deste Blog, és uma Comentadora VIP (lembras-te do q te disse lá no Parque das Nações sobre o significado da palavra VIP??), aliás, tu és a comentadora q nos dá mais mimos e vontade de escrever mais e mais artigos!!!!
Vais ver... um dia destes dedico-te um Artigo inteirinho!!! Aliás, tu é q vais escolher o Tema desse artigo, e depois nós aqui deste lado escrevemos, boa???
Beijos do fundo do meu coração para ti... Adoro-te!
Tu é q és a minha Super Herói preferida!!!!
Beijos para ti!