segunda-feira, 16 de julho de 2007

Saudades de um passado espectacular...

Hoje em dia não há criança que não conheça o Canal Panda. Eu próprio também o vejo e não escondo que até há séries e “bonecos” engraçados, desde Doraemon, Winx, Oliver & Benji, Lets & Go, Kaleido Star e outros mais. Mas comparando com outros célebres desenhos animados a estes falta-lhes qualquer coisa. Não desgosto do Oliver & Benji mas estar 3 episódios para ver a bola rematada pelo famoso Tsubassa entrar na baliza adversária não é muito motivante. As WinX, são giras, têm umas fatiotas arrojadas mas aplicar poderes em seres estranhos e alguns sem nexo nenhum, não me diz muito!!! Doraemon, um gato cósmico cabeçudo e um puto com uma voz irritante em espanhol também é algo que ao fim de 5 episódios (talvez 4..3..2..) já enerva uma pessoa... O próprio Verdocas que até nos alerta para o meio ambiente é um pouco estranho, para além de ser verde e ter uma cauda de macaco!!! O Noddy...bem, que dizer de algo que tem um guizo na cabeça??? Já nem vou falar do Dragon Ball Z, ZZZ, XPTO, etc, etc...
Que comparação poderão ter estas personagens com outras tipo: Tom Sawyer, O Bocas, As Misteriosas Cidades de Ouro, Conan – O Rapaz do Futuro e até o próprio D’Artacão? Nenhuma... Ninguém chega à loucura do Bocas, à irreverência do Tom Sawyer e do Huckleberry Finn, ás Aventuras de Conan, à expedição na procura das Misteriosas Cidaded de Ouro... Para mim Tom Sawyer era o máximo de todos... Personagem que melhor personifica o jovem que anda na escola mas que tudo faz para a evitar e partir em busca das mais hilariantes aventuras... aquele sorriso valia por mil palavras!!!

Podemos também falar de jogos... Temos Nintendos, PSP, PS1, 2 e 3... Jogos fantáticos, milhões de cores e personagens, imagens quase reais, sensações imensas a jogar, muitas fantasia... Sim temos isso tudo e basta só pegar num CD, colocar na consola e aí estamos nós a jogar!!! É bom... mas, quem não se lembra do Sinclair ZX Spectrum 48k??? Quem não se lembra da pura “adrenalina” que era pegar na cassete “pirata”, colocar no gravador a pilhas e carregar um jogo? Desejar que o jogo chegasse ao fim sem dar erro ao mesmo tempo que com uma pequena chave de fendas se ia afinando aquele incrível barulho da cassete a processar (tititi...tititi...tititi...) de modo a que tudo corresse bem... Que saudades do Chuckie Egg, Frankstein, Jet Pac, Saboteur I, Scuba Dive, Match Day, Rambo, etc… isso sim é que era a loucura a preto e branco!!! Sabem lá o que era jogos à maneira!!!

Que saudades eu tenho desse tempo...

2 comentários:

Anônimo disse...

Para reviver o passado do famoso ZX Spectrum, nada melhor do que uma visita ao site ZXSpectrum.net que tem muitos jogos do ZX Spectrum para jogar directamente no browser, e se encontram organizados pelo ano de lançamento.

claudia disse...

Pois!...eu acho que os desenhos animados de hoje são meio estranhos. No Dragan Boll os bonecos têm todos a mesma cara (próprio de chinocas e japonocas)além dos truques serem todos iguais...e os miudos na rua que só sabem imitar aquelas cenas maradas; o rabudo do verdocas...não é nada mais que...rabudo; o Noddy...BLHAC...que noijo! e mais não vejo porque eu gostava era mesmo do He-man e da She-ra!!! E aquela floresta onde os animais falavam? Não me recordo o nome mas era tão xiro. Enfim...