terça-feira, 17 de julho de 2007

Claustrofobia Global

Este Blog cheira a saudade ...

... a saudade que eu já tinha da minha alegre casinha , lá,lá,lá ...

Então jovens que vem a ser isto!
É os cinco (que agora devem ser uns catorze ou dezoito com as mulheres, maridos e filhos!), é o MEC, é a geração dos "verdes" (que inicialmente eram verdes, agora é que são azuis!), é os berlindes e a macaca (os berlindes por questões de segurança saíram do mercado e a macaca por questões de defesa dos animais foi para o seu habitat natural), só cá falta a Heidi e o Marco, a história dos 3 porquinhos e as bombocas - por cima chocolate, por baixo bolachinha por dentro, coisa branca ... tão fofinha!
Estão cristalizados no passado ou o avanço tecnológico é demais para vocês?
Sim, concordo que a cena do spectrum era muito boa para a altura, mas agora, amigos!! Por favor, quem é que tem paciência para estar a ouvir os “titti ritiiti” da fita, ou anos à espera que a coisa arranque sem ter a certeza se arrancava mesmo? Ninguém!
Está bem, a elektra tem razão, eu gostava muito das cenas dessa altura mas gosto muito mais das de agora (é tudo muito mais! Mais rápido, mais evoluído, mais envolvente, mais interactivo, mais isto e mais aquilo...é por demais!)
Pois bem amigos, eu também tenho saudades de algumas coisas mas o que tenho mesmo, mesmo, mesmo mais saudades, é da RUA. Da nossa RUA.
Isso sim, a Rua era onde tudo acontecia. Onde brincávamos, onde amuávamos, onde namorar era uma coisa linda. O primeiro beijo!
O primeiro beijo tinha o encanto da inocência.
Não havia novelas para adolescentes a essas horas porque nós estávamos TODOS na RUA!!
Isso sim, era qualidade de vida. Para nós e para os nossos pais, porque chegávamos a casa, eles iam tratar da “janta” e nós, rua com eles. Quando tudo estava preparado chegavam à janela ou à varanda e, sem stress, nos chamavam para jantar. Os nossos pais conheciam os nossos amigos todos, mas conheciam mesmo! Agora mal se conhecem os pais quanto mais os filhos. Os pais encontram-se nas reuniões e na secretaria do colégio e se calham a falar entre eles, até os filhos trocam (Ah o seu filho é o lourinho ... tem óculos e é reguila .. arrgg, ah não é .. pois, pois ... já sei é o outro mais moreno...)
Hoje as crianças não têm direito a brincar na RUA. Nem os cães vão sozinhos à rua! Nem esses desgraçados animais têm direito à sua privacidade nas actividades mais intimas. Nem namoradas podem conhecer a não ser quando se cruzam na escada com a cadelita da vizinha do 3º Dt. (bem feiinha por sinal).
Pois é Amigos vamos reclamar o direito À RUA. Queremos a RUA de volta! Que tal avançar com um programa “Rua Segura” à semelhança do “Escola Segura”.
Rua, todos para a Rua.

Pelos menos já somos cinco.

5 comentários:

Anônimo disse...

Bem, pelo menos a parte do ZX Spectrum, hoje em dia, já está solucionada:
no ZXSpectrum.net há montes de jogos do ZX Spectrum para serem jogados directamente no browser, agora sem os infindáveis minutos de LOAD, e sem os constantes erros TAPE LOADING ERROR.
Viva os anos 80.

Peninha disse...

Ora aí está o slogan da semana, ou do mês, ou do ano "Todos para a Rua" ou "Queremos a nossa Rua". Grandes tempos em que saía para a rua de manhã e só regressava à noite. Às vezes isso só acontecia porque lá via a minha mãe completamente desvairada à minha procura, prontinha para "chinelar" na primeira parte que apanhasse a jeito.. aí sim, ia até casa!
Mas realmente a rua, a "nossa rua" já não é o que era!! Ainda me lembro quando nos mandavam baldes de água quando noite dentro as gargalhadas sonoras quebravam o silêncio da noite, os vidros e o sono mais profundo da vizinhança. A minha mãe tb ia à janela me chamar mas nunca sem stress: "Queres que te vá aí buscar ou vai aí o teu pai???". Optava sempre pela primeira hipotese, a segunda corria sempre mal e "doía" mais... Primeiro beijo..hummm, não foi na minha rua!!! Foi na rua dela... onde ninguém me conhecia!!! :-). E as lutas entre Ruas? Verdadeiras "guerras" teconlogicamente avançadas com uso de fisgas de grampos, fruta pôdre e sacos de água com farinha!!! Muita roupinha se estragava e muita porrada se levava, quer da outra "rua" quer em casa depois de verem a roupa. Ok, penso que está na altura de criarmos mesmo um movimento ou fazer uma "Manif" para termos a nossa rua de volta ou pelo menos termos uma "Rua Segura" para todos. Viva a nossa Rua!!!

Cláudia disse...

Ora aí uma ideia de jeito, na minha modesta opinião.
Katwoman, krida, kriduxa, o q tu quiseres, tiveste a ideia do ano, uma manifestação dessas aposto q ia ter uma adesão enorme...
Quantas vezes vou a casa da minha mãe, vou até á janela daqule nono andar, onde antes, nos meus tempos de criança, ia ver "quem parava lá em baixo"... e depois era o assobio, um hino para os meus ouvidos, como quem dizia "desce, estamos aqui todos e só faltas tu!"... e lá ia eu... o raio do elevador é q demorava á brava, mas mts vezes desci aquelas escadas, aqueles nove andares numa corrida q acho q saltava um lance de escadas de uma só vez, tal era a ansia de lá chegar abaixo!!!
Agora, vou á janela á mesma... mas não há o assobio, nem as marcas do giz na estrada, nem o pessoal da rua... ás vezes ainda os vejo... no supermercado, no centro comercial, na farmácia, parados no meio do jardim agarrados ao telemovel, e o único som q existe é um "olá, td bem?" E O "Xau!". Então e o "desce!!!" e o "passa a bola" e o "olha aí o carro!" e o "fogo, tenho de ir para casa!"
É q era o dia todo na rua! Fabuloso!!!
Nã!!! o primeiro beijo não foi ali, naquela rua q se via da janela da mãe... nã, nã!! Foi bem mais privado... q é como quem diz, no portão da escola!!!! :-)
Enfim, bons tempos!!!
Então vá (eu sei q tu adoras esta expressão, minha krida!), organiza lá a manifestação... Bora todos p'rá Rua gritar "Queremos a Nossa Rua!!".
Beijos para os outros 4!

Cláudia disse...

Ó pá!!! E ninguém fala do Cubo Mágico!!!!
FABULÁSTICO!!!

Beijos aos outros 4!

Vamos ver se aparece a minha foto!!!
:-)

Peninha disse...

Hé pá... e o cubo Mágico!! Já falei... :-) Cubo Mágico? Atão e o Yô-Yô? Loucura... lembro que quando apareceram eram da Coca-Cola e havia um prateado, brilhante!!! Grandes movimentos e grandes "performances" se fazia com aquele brinquedo!!!
Elektra, já aparece a tua foto... 5*****. Beijinhos às ninas e um abraço para o Beep-Beep. Aliás onde anda esse "animal". Nem bloga nem sai de cima...