domingo, 22 de julho de 2007

Mercado Medieval em Óbidos

Não sei se alguém já lá foi (penso que foi a 5ª Edição) mas o Mercado Medieval que se realiza em Óbidos é um espectáculo. Ok, é díficil abdicar de um dia de praia para ir a um evento destes mas vale apena por tudo o que representa.
Começa pela própria Vila de Óbidos, na minha opinião um dos locais mais bonitos de Portugal. O simples facto de estar dentro das Muralhas do Castelo torna a Vila especial e com um ambiente próprio.
O Mercado Medieval é um evento que dura uma semana e meia e que nos retrata de uma forma super gira o tempo da Idade Média e a própria história de Óbidos. O ambiente na festa é super engraçado pois no meio da multidão que visita este Mercado estão misturados personagens trajados à época, em representação de todas as classes sociais da época, inclusivé, príncipes e princesas, personagens sinistras, bruxas e até pobres vítimas da peste Negra.
É frequente no meio dos visitantes estes personagens recriarem e encenarem situações e conversas próprias da época e até dialogarem com os visitantes. Durante estes dias existem inúmeros espectáculos: Teatro, Música, Artesanato, tudo o que nos leva numa viagem pela Época Medieval.
Só lá estive umas horas mas valeu a pena. É claro que o ponto alto da visita são as Tasquinhas Medievais... nada melhor que uma "água amarela" (designação dada à cerveja no menu das Tasquinhas) e um belo pãozinho fresquinho com um naco de carne para retemperar forças.
Tudo se come à mão pois nas tasquinhas que fui nem dão talheres para assim recriarem ainda mais o tempo Medieval. Não queria deixar de fazer refrência a uma sangria simplesmente Fantástica que bebi... em vez das tradicionais frutas que leva a sangria esta que vos falo levava frutos silvestres, uma verdadeira loucura!!!! Aconselho a todos a um dia irem a uma próxima edição (eu gostei imenso) e se for como nas últimas edições quem for trajado à época não paga bilhete de entrada (a entrada custava 4 euros).
O único senão disto tudo é que a vila é pequena e os visitantes são aos milhares mas com alguma paciência (ir a uma dia de semana é o ideal) tudo se consegue e como digo, o ambiente místico da festa ajuda a termos essa paciência.

3 comentários:

Patty disse...

Só me lembrei que havia o Mercado Mediaval em Obidos já eram 21h de domingo (ai esta minha cabeça)! Mas já fui uma vez a este Mercado e digo mais, além de fantastico é absolutamente imperdivel pelo menos uma vez na vida...sugiro que se vá á noite, tem outro encanto : )!

Anônimo disse...

Pra quem vai ao mercado Mediaval em Óbidos...ou seja quem ia porque ja acabou!Aproveita e da um salto pela bela cidade das Caldas da Rainha.EHEHE.Mais que não seja para adquirir um pacote de "beijinhos".Não fui á Feira Mediaval deste ano, mas ouvi dizer que foi muito fixe mais uma vez!
Já agora para quem não conhece Óbidos aconselho a visita , seja com ou sem mercado, chocolates ou não!Uma bela Localidade sim sra :)
Um Abraço a todos, estes 5 são uns grandas malucos...Tou pra ver quando escreves uma crónica sobre as Caldas, eventos tb há lá...Tipo agr n tou a ver nada, mas yah teve la o Paulo Gonzo no 15 de Maio que foi a Euforia.eheh.
Adeus e até uma próxima vez...

Maria Lavrador disse...

Gostava de lá ir, a sério, mas o pior deve ser chegar lá e encontrar um sitio para estacionar. Mas podiamos ir lá em escursão, se não tivesse acabado já... E se fossemos ao Festival do Caracol, em Loures, tb era fixe...

Beijocas

Mizé