quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Nascer Licenciado

O Conselho Nacional da Educação apareceu a aconselhar o fim das reprovaçõe dos alunos até aos 12 anos.

Não consigo ficar indiferente a esta notícia.
Acredito que haja diferentes opiniões sobre este tema mas eu não concordo.

Tal como li algures, qualquer dia a criança nasce e no próprio dia é-lhe passado o certificado de habilitações até ao 9ª ano.
Com tanto facilitismo é verdade que ninguém chumba ( e assim o Governo pode dar aqueles indicadores de que a taxa de insucesso escolar é cada vez mais baixa e que somos os maiores...) mas também é verdade que assim cada vez menos se vai estudar... estudar para quê?

Depois não se admirem se ao perguntarem a um jovem o que é um Alho Francês ele vai responder que foi um vegetal que emigrou para França depois de uma infância difícil numa qualquer aldeia do interior Alentejano ou que Vasco da Gama foi ponta de lança da célebre equipa dos “Magriços”.

Em vez de proporem esta “maravilhosa” medida não era melhor pensarem em rever a matéria que se dá nas aulas ou até mesmo o próprio método de ensino?

As matérias são excessivamente teóricas que só leva à memorização e repetição tornando assim os alunos demasiado mecanizados em matérias para “encher chouriços” e depois quando é preciso um pouco mais de criatividade e iniciativa as coisas simplesmente não fluem porque os alunos não foram obrigados a pensar... nem sabem!!!

Não era melhor rever os horários e os miúdos não estarem 4/6 horas seguidas “encarcerados numa sala” a saltar de matéria em matéria? Saem da aula de Inglês para a de Português e a seguir já estão em Geografia??? Às tantas na aula de português o aluno diz a brilhante frase:"Once upon a time a little criancinha born in Alfredo da Costa em Lisbon".
Lá está um mistura fantástica de duas línguas e Geografia!!! Se a seguir tiverem Ginástica vou conseguir dizer esta frase a dar um triplo mortal.

Depois existem matérias que sinceramente não fazem sentido nenhum ou pelo menos estão desfasadas da realidade e daquilo que realmente se precisa de saber... que interessa saber que a função co-seno é a função real de variável real que a cada x faz corresponder cos(x) quando simplesmente não se sabe a tabuada dos 9???

Uma pessoa não vai à Mercearia do Manel Jaquim e pede 2 co-senos de laranjas ou uma co-tangente de Melancia??? Não vai uma criança ficar perdida com tanta definição trignométrica em vez de darem exemplos mais simples de modo a que ela perceba melhor a matéria e se motive.
Porque não reduzem o excesso de “população” das salas de aula e em vez de estarem 25/30 alunos numa sala não estão 15??? A diferença é enorme... os próprios professores conseguem acompanhar melhor as dificuldades de cada um e estar mais perto dos alunos e assim ao primeiro sinal de dificuldades do aluno é mais fácil definir uma estratégia de modo a que esse aluno evolua e esteja melhor preparado.

Sinceramente esta medida cheira-me a “facilitismo” e assim dificilmente podemos esperar novos valores nas mais variadíssimas áreas.
O Sr. Albino Almeida, da CONFAP - Confederação Nacional das Associações de Pais -, em declarações à TSF disse apoiar totalmente a proposta do CNE e que a mesma "eleva Portugal"?
Eleva? .... Tssssssssssssssssssss!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Como diria o Scolari: " E o burro sou eu???"

Um comentário:

Maria Lavrador disse...

Acho bem, para quê tanto trabalho, para depois se ficar no desprego?????

Bom dia das Bruxas