sábado, 25 de outubro de 2008

Mais uma etapa...


Este sábado foi um dia especial...
Quis o destino que a minha vida fosse preenchida com o sorriso de uma criança especial.
Há 2/3 anos atrás se me perguntassem se o que aconteceu hoje seria possível talvez não acreditasse muito pois passei por muitas experiências que me encarregaram de mostar o contrário.

O simples facto de estar no meio de muitas pessoas, fosse uma festa, um local público ou até mesmo em ambiente familiar, fazia com que estivesse sempre alerta, preocupado, angustiado por vê-lo afastado, mergulhado num mundo que só ele consegue compreender e onde é muito dificil entrar, brincando como se mais nada existisse á sua volta...

Estar constantemente numa luta de o trazer para o "lado de cá", de se relacionar, de nos olhar nos olhos, de pode demonstrar o que sente e de deixar que os outros simplesmente brincassem com ele não é fácil e desgastante ao ponto de muitas vezes evitar passar por isso ou simplesmente regressar mais cedo a casa.

Os últimos 2 anos o progresso tem sido muito e olhando para trás as diferenças são enormes e que nos enchem a todos de orgulho, de confiança, de sorrisos e de esperança.

Hoje chegou a altura de dar mais um passo e ao deixá-lo numa festa resolvi simplesmente vir embora e deixá-lo "sozinho", sem a muleta “familiar”, sem o seu porto de abrigo caso se sentisse só e á “deriva”, simplesmente rodeado de amiguinhos da escola e de mães e pais que não conhecia.

Foram 3 horas de mais uma etapa neste longo processo de aprendizagem.
Correu bem, muito bem... foi bom ao chegar á festa e vê-lo feliz, ouvir dizer que se tinha portado muito bem... foi bom ouvi-lo contar á sua maneira com quem tinha brincado e o que tinha feito.

Senti-me feliz, orgulhoso... não por mim, mas por ele e pelo seu sorriso.

5 comentários:

Kat disse...

Se para ele foi apenas mais uma etapa nestes últimos anos de aprendizagem, para ti foi uma etapa difícil mas verdadeiramente importante pois representa um grande passo no caminho da independência dele. Estou mesmo muito orgulhosa de ti, Peninha! És um grande "Pato".
Kat

Vera disse...

Parabéns ao Independente pequeno e ao "Pai" da Independência :-)!
O que custa sempre mais é a primeira vez. A partir daqui vais vê-lo a construir a sua independência. Uma pequena grande conquista, certo?
Beijos!!!

Maria Lavrador disse...

E tens toda a razão em estar orgulhoso do teu menino. Mas acredita, que todas essas pequenas vitórias são fruto dos pais fantásticos que os teus filhos tem.

Uma beijoca feliz

Patty disse...

A vida é feita destas pequenas vitórias... esta foi mais uma para ti e para ele!!

Parabêns :)

Anônimo disse...

Tenho a certeza que muitas outras etapas que vão surgindo, vão ser ultrapassadas com sucesso, tal como foi esta. Porque são ambos lutadores e vencedores. Beijinhos aos dois. Pocahontas