sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Estou quase a acabar

sinopse
"Quando chegou a Bombaim não passava de um fugitivo: sem identidade, sem futuro, sem esperança. Nessa cidade conheceu o paraíso e o inferno, o amor e o ódio, a paixão e a guerra. E conquistou um nome que lhe foi dado com o coração: Shantaram. Aterrou em Bombaim fugindo de um passado de crime e drogas, perseguido pela Polícia após ter escapado de uma prisão de alta segurança na Austrália. Nos seus bairros miseráveis, aqueles onde os estrangeiros nunca entram e onde só o amor e a lealdade poderão garantir a sobrevivência, a sua vida ganhou um sentido e alcançou uma intensidade que julgava impossível. Nas ruas imundas e fervilhantes de Bombaim aprendeu o valor da autêntica amizade com homens simples e alegres, como Prabaker, ou duros, violentos mas leais, como Abdullah. Conheceu também o prazer e o tormento de amar Karla, uma mulher excepcional. E sofreu o lado obscuro da vida com a mesma força: a tortura e o horror das prisões indianas; a traição e a morte dos que lhe eram queridos. Conquistou um lugar entre traficantes, contrabandistas e falsários, adoptou os seus códigos de honra e criou laços que o levaram até às montanhas do Afeganistão, ao lado de mujahedines que combatiam as tropas soviéticas.
Esta é a história real da transformação de um homem que atravessou todos os estádios do espírito e todas as provas do corpo. E é também o relato de uma aventura incrível numa cidade ao mesmo tempo terrível e fascinante, em cujas ruas caóticas e apinhadas se escondem as verdades essenciais da vida."

Este livro tem uma fantástica e única, descrição de Bombaim e dos seus bairros de barracas.
Descreve a vida que os seus habitantes levam, a forma como se sobrevive vivendo numa cidade de 15 milhões de habitantes onde não há privacidade a não ser, aquela que se consegue dentro de si próprio. Drogados, mafiosos, pobres, ricos, Bollywood, bairros de barracas, guerra do afeganistão (contra os russos), tudo isso passa ao longo destas quase 900 páginas.
O tamanho deste romance é assustador e o título é tão estranho que poderia ser uma palavra mágica. Tudo parece jogar contra Shantaram, mas ...
‘Às vezes temos de nos render’
Este é um dos casos.
Kat

Um comentário:

VL disse...

Foi a minha companhia de férias. Não descansei enquanto não lhe vi o fim. É Lindo, Brutal, este Livro! E apesar do volume, até é levezinho :-)
Beijos KridaKat