terça-feira, 14 de outubro de 2008

Corfebol



Estava eu muito contente a ler a revista que o presidente da CM de Cascais me manda todos os meses, para estar actualizada sobre as actividades do meu Concelho, quando reparei que se tinha realizado um Torneio Internacional de Corfebol, no Pavilhão Desportivo dos Lombos, em Carcavelos.


Corfebol - nem consigo escrever isto sem trocar umas sílabas - que coisa será esta?? Nunca ouvi falar deste desporto. Fui investigar e descobri que:


O Corfebol surgiu na Holanda em 1902,
inventado por Nico Broekhuyesen, inspirado num jogo sueco denominado Ringboll.
"Naquela altura a Associação de Educação Física de Amsterdam solicitava um jogo
que pudesse ser praticado por jovens de ambos os sexos, não fosse muito
dispendioso, solicitasse uma actividade física geral e que fosse atraente para
os jovens. Um jogo com estes requisitos não existia mas Broekhuysen sentiu tê-lo
encontrado na Suécia..." in federação portuguesa de corfebol

Regras do Jogo:

As equipas de corfebol são constituídas por 8 elementos: 4 homens (2 à defesa e 2 ao ataque) e 4 mulheres (2 à defesa e 2 ao ataque).
Os jogos duram 60 minutos, mas são divididos em duas partes, cada uma de 30 minutos.
O campo é retangular e mede 40 metros de comprimento e 20 metros de largura.
O início e o reinício do jogo são feitos no meio-campo.
Cada cesta vale um ponto.
É proibido:
-tocar a bola com a perna ou com o pé ou com o joelho
-bater a bola com o punho ou com o pé
-bater ou tirar a bola das mãos do adversário ou de um companheiro
-correr ou andar com a bola ou driblar
-lançar de uma posição defensiva
-lançar de uma posição defendida: entre o atacante e o cesto; de frente para o atacante; com o braço levantado à distância de um braço.




Então, vai um joguinho?


Kat

2 comentários:

Vera disse...

Que giro!Sabes que eu não sou muito prendada para desportos, mas não me importo de ser a responsável pela reportagem fotográfica! Aceitam? Beijos

Peninha disse...

Em tempos, e já a alguns anos, havia onde eu moro (Carnaxide - não sei se ainda existe) uma equipa de Corfebol. Aliás um dos praticantes era meu colega na secunbdária de Carnaxide onde andei. Lembro-me que chegaram a ir ao estrangeiro fazer alguns jogos.
Independentemente de ser ainda uma modalidade pouco conhecida, o que a torna especial é ser das poucas em que se defrontam equipas mistas.
Lembro-me de ter um livro de desportos colectivos que tinha outras modalidades tb pouco conhecidas como o Softbal, Line Hockey ou o Hurling.