domingo, 25 de janeiro de 2009

Exposição: Piratas - Os Ladrões do Mar

Está em exposição no Forte do Bom Sucesso, junto à Torre de Belém a exposição "Piratas - Os Ladrões do Mar".

Esta exposição permite-nos não só visitar esta exposição mas também conhecer o Forte do Bom Sucesso.

O Forte do Bom Sucesso, também designado como Bataria do Bom Sucesso, localiza-se na atual Praça do Império, junto à Torre de Belém. Foi iniciado em 1780, entre as praias do Bom Sucesso e Pedrouços, na margem direita do rio Tejo, para complemento da linha defensiva de Belém.

No seu interior existem várias exposições, umas das quais a referida neste post.

A história da pirataria está intimamente ligada à história da navegação. As origens da pirataria remontam aos inícios da civilização e chega até aos nossos dias. Não é por acaso que ainda hoje se falam em "piratas do mar" ou "piratas do ar".

Este fenómeno ao longo dos séculos teve e tem implicações políticas, económicas, sociais e éticas.

Mas o que é a pirataria?

De uma forma simples são actos que em terra são chamados de roubo ou pilhagem mas no mar assume a definição de pirataria. Estes actos eram actividades habituais em qualquer mar onde se verificasse um tráfico marítimo importante.
No entanto, se estes actos fossem cometidos por alguém que considerava ter o direito de represália devia-se falar em corso. Esta última é uma forma de guerra, com autorização outorgada pelo poder através da patente de corso, que a permitia perseguir navios inimigos e ficar com as riquezas que transportavam.



No final da exposição os nossos "piratas" mais pequenos podem fazer um desenho alusivo ao tema e deixá-lo exposto em dois pequenos placards.


2 comentários:

Kat disse...

Os miúdos tb foram à exposição, mas não vieram muito entusiasmados. :(
Kat

Peninha disse...

Eu próprio estava á espera de mais... era relativamente pequena mas interessante.
Faltou o verdadeiro pirata perna de pau com o estonteante papagaio ao ombro... lá por casa houve quem perguntasse por ele!!! :-)
Deu para conhecer um pouco do Forte apesar de o tempo não estar famoso.
Mas é assim mesmo, nem sempre se pode agradar mas o que interessa é ir ver, investigar novas exposições, aprender alguma coisa e distrair um pouco. Há sempre um bocadinho de tempo para tudo!!!