domingo, 8 de novembro de 2009

Os Cinco... Elementos



Agora q está na moda aqui no Blog os posts dos "5", vamos então, e em modo de regresso, falar sobre outros "5" q não nós... não sejamos demasiado egocêntricos, certo? Há mais "Marias" na terra :)... e igualmente importantes!!!!

Mt embora, na minha opinião claro, estes "5" de q a seguir falamos, talvez, mais do q possamos pensar, tenham algo a ver com os "5" do costume... uns pelos outros, uns para os outros, de uma maneira ou outra, mas, por mim falo, sempre...

Após uma "árdua" pesquisa... cá vai.

No pensamento taoísta chinê, os elementos da Natureza podem ser classificados em 5 tipos: metal, madeira, terra, água, fogo (em chinês: 金 木 土 水 火)... bonito, hã?

Esses 5 Elementos (五行 wǔxíng) não são somente os materiais aos quais os nomes se referem, mas, mais metáforas e símbolos para descrever como as coisas interagem e se relacionam umas com as outras. Por exemplo, na meditação taoísta esse ciclo representa o equilíbrio da natureza.

Seguindo o curso da natureza, os antigos chineses tentavam compreender as leis da vida e da energia Qi, que é invisível e não pode ser ouvida, mas é omnipresente, criando a própria vida. Yin e Yang são os dois pólos da energia, representando os opostos, mas ainda inseparáveis. Eles estão constantemente em movimento, em intercâmbio.

A sua relação dinâmica cria as regras de toda a vida que existe. A interacção entre Yin e Yang reflecte o dia e a noite, o positivo e o negativo, o activo e o passivo, o rápido e o lento, o macho e a fêmea, o quente e o frio. Elas não podem existir separadas uma da outra. Yin e Yang são as duas formas básicas de energia Qi.


A sua interacção descreve as cinco fases da energia, ou dito de outro modo, os cinco elementos primordiais.

A Interacção dos 5 elementos
No ciclo da produção, a madeira produz o fogo, o fogo produz a terra, a terra produz o metal, o metal produz a água, a água produz a madeira.
No ciclo de controle, a madeira controla a terra, a terra controla a água, a água controla o fogo, o fogo controla o metal, o metal controla a madeira.

Os 5 elementos são na verdade 5 energias diferentes ou tipos de energia.

Eu não disse q isto tem td a ver com a malta aqui do Blog????


Mais uma curiosidade:
Os chineses tb "arranjaram" uns "paralelos" aos 5 elementos... engraçadinhos...
A cada um corresponde uma Direcção, uma Cor, uma Nota Musical, um Sabor, um Cheiro e até... um Orgão, sim, exactamente... uma Víscera?!?!


Não? Então...leiam:

Madeira: Leste, Verde, Mi, Azedo, Cheiro de Bode (?), Fígado
Fogo: Sul, Vermelho, Sol, Amargo, Queimado, Coração
Metal: Oeste, Branco, Ré, Ácido, Rançoso, Pulmões
Água: Norte, Azul, Lá, Salgado, Podre, Rim
Terra: Centro, Amarelo,Dó, Doce Perfumado, Baço


Agora... qual destes 5 corresponde a cada um dos nossos 5?

Um comentário:

Peninha disse...

Eu identifico-me mais com o fogo mas existem pormenores nos outros elementos que tb gosto mas: Cheiro de Bode? Rançoso? Poder? Pulmões? Baço? "CA NODJA..."