"Porque foi assassinada uma mulher na noite anterior ao 11 de Setembro?
Porque não ficou surpreendido um banqueiro nova-iorquino ao receber a orelha esquerda dessa mulher na manhã seguinte?
Porque trabalha um bem-sucedido advogado apenas para um cliente sem receber honorários?
Porque terá uma perita em arte roubado o Auto-Retrato Com a Orelha Ligada, um dos quadros mais famosos de Van Gogh?
Por que razão uma ginasta olímpica recebe um milhão de dólares por missão sem ter sequer uma conta bancária?
Porque continua uma mulher a trabalhar como secretária temporária depois de ter herdado uma fortuna?
Porque está uma condessa inglesa disposta a matar o banqueiro, o advogado e a ginasta, arriscando-se a passar o resto dos seus dias na prisão?
Porque está disposto um magnata japonês a entregar 50 milhões de dólares a uma mulher com quem apenas se cruzou uma vez na vida?
Porque está um agente do FBI a tentar deslindar as relações entre estas oito pessoas aparentemente inocentes?Falsas Impressões leva-o numa viagem empolgante pelos meandros da arte, de Nova Iorque a Tóquio, de Londres a Bucareste e a uma recôndita aldeia inglesa onde o mistério do último quadro de Van Gogh será finalmente revelado."
Em “Falsas Impressões”, de Jeffrey Archer , Drª Petrescu é uma das melhores avaliadoras de obras de arte em Nova York ao serviço do empresário Bryce Fenston, imigrante romeno que pratica alguns negócios de uma forma muito ilícita.
Associado ao seu negócio, este empresário tem uma paixão por obras de arte que as tenta obter a todo o custo, através do seu braço direito, um advogado responsável pelos serviços sujos do empresário, e de uma amiga que nos tempos do ex-ditador romeno Ceausescu era responsável por “eliminar” alguns dos contestatários do ex-ditador.
No centro de toda a história está um auto-retrato de Van Gogh, pertencente a uma tradicional família inglesa. A corrida louca na busca/posse/preservação do quadro, tem inÍcio na explosão das Torres Gémeas no dia 11 de Setembro de 2001 e que vai passar por cidades tão distantes e diferentes como Londres, Bucareste, Tóquio e Moscovo. Se uns procuram preservar o quadro e dar-lhe o destino e preço que merece, outros apenas o desejam possuir custe o que custar, nem que para isso tenham que “eliminar” algumas pessoas.
Esta história de perseguições constantes, encontros e desencontros e “falsas impressões” leva-nos a um final supreendente. Para quem gosta de um romance-policial, este é sem dúvida um livro a ler...
Um comentário:
Também gostei de ler. Foi o meu primeiro livro desse autor.
Kat
Postar um comentário