terça-feira, 5 de maio de 2009

Vasco Granja


Vasco Granja (Campo de Ourique, 10 de julho de 1925 - Cascais, 4 de Maio de 2009) foi um apresentador de televisão português, reconhecido pelo seu grande contributo para a divulgação da animação e da banda desenhada em Portugal.
Em 1974, deu início a um novo programa de televisão, denominado "Cinema de Animação", na RTP, que viria a durar 16 anos, com mais de mil programas transmitidos. Nesses programas, dava a conhecer a animação de todo o mundo, desde aquela que era realizada nos países do leste da Europa, até à proveniente da América do Norte. Pretendia, com o seu programa, divulgar, para além da própria animação, uma mensagem de paz, que considerava estar presente em muitos dos filmes da Europa de Leste que transmitia.
Em 1975, criou um curso de cinema de animação, a partir do qual viria a nascer a Associação Portuguesa de Cinema de Animação.
Permaneceu na RTP até 1990.
No decorrer dos anos 50, durante o regime fascista em Portugal, associou-se ao movimento cineclubista. Em Lisboa, participava no aluguer de salas e na projecção de filmes obtidos através das embaixadas, em formato de 16 milímetros. Os filmes tinham sempre que passar pela censura. Apesar disso, conseguiam mostrar filmes do neo-realismo italiano. Em 1952, foi detido pela PIDE, em consequência do dinheiro dos bilhetes para os filmes se destinar a financiar o movimento de resistência ao regime do Estado Novo. Esteve preso durante seis meses, na prisão do Aljube.
Este foi o contributo de um homem, que apesar de ter estado preso várias vezes manteve sempre o seu ar bonacheirão, simpático, dando sempre a sensação que nada o transtornava porque o que era mais importante era mostrar a sua paixão pelo cinema e em particular o desenho animado.

A ele o meu bem haja.
Muito obrigado!

2 comentários:

Peninha disse...

Sem dúvida nenhuma que este senhor era o "Masterplan" da Animação em Portugal... Havia uns desenhos animados que eu gostava particularmente que era o Lápis Mágico.
Mas não posso me esquecer quando em alguns programas deliciava-nos
com bandas desenhadas da Rússia, Polónia e da antiga Checoslováquia.
Alguns deles (não posso esconder...) eram um pouco esquisitos mas o homem lá sabia do que estava a falar.
Enfim, Vasco Granja marcou a nossa infância e está para os Desenhos Animados assim como o Engº Sousa Veloso está para a plantação da Beterraba e do Pessegueiro.
"Senhores Blog-Espectadores despeço-me com amizade até ao próximo programa"

Beep Beep disse...

Áparte:


As minhas preferências iam para as animações do Speedy Gonçalez (para os cinco afectuosamente o Gongalez), Silvestre e o Piu-Piu; os "documentários" animados do canadá (ele era fã do cineasta canadiano Norman Mclaren), os desenhos animados "antigos"(que piada) dos EUA (anos 30-40), os famosos Cartoos da Warner, O Tom e o Jerry, o Bugs Bunny - viamos os desenhos animados polacos (boas estórias que só hoje compreendo alguns deles), as marionetas japonesas; as marionetas de sombras para podermos no fim ter 5 minutos de por exemplo a Pantera Cor-de-Rosa... Enfim, gostava de tudo!... Mas é verdade convém não esquecer o Lápis Mágico (é polaco e (atenção) o nome original é "Zaczarowany Olowek". Existe à venda na Amazon, procurem pelo título inglês "Enchanted Crayon".