terça-feira, 19 de maio de 2009

Ópera da Gata


Carl Orff foi um dos mais destacados compositores do século XX e “Carmina Burana” é a sua obra mais célebre. O compositor inspirou-se numa colecção única de poemas, textos e manuscritos dos clérigos medievais e estudantes errantes, que foi encontrada num mosteiro da Baviera, início do século XIII. Os poemas, escritos na sua maioria em latim, incluem canções de amor, de taberna, sátiras e canções estudantis que fazem o elogio dos prazeres carnais e da vida desregrada.
Esta cantata é ilustrada por um símbolo da antiguidade, “a roda da sorte”, que gira eternamente, trazendo de forma alternada a boa e a má sorte.
A primeira apresentação de “Carmina Burana” teve lugar na Ópera de Frankfurt, em Junho de 1937, com enorme sucesso. E em Maio de 2009 o sucesso foi ainda mais estrondoso com a presença da única da fabulosa da inimaginável KATLADY.

Como sabem, este evento foi adiado, e adiado assim... “A Casa de Graal – Produções Artísticas, Lda, vem por este meio comunicar que, por razões de ordem técnica, o espectáculo „Carmina Burana“, no Campo Pequeno, do dia 20 de Fevereiro de 2009, foi adiado para o dia 16 de Maio de 2009, à mesma hora. ” .

Sabem porque foi feito este adiamento?
Não!
Mas! E porquê? Perguntam vocês?
Todas as produções visuais, reais, virtuais, profissionais ou amadoras necessitam de um elenco. Daí em muitos casos a necessidade de casting que seleccione para cada produção os vários candidatos, desde o/a protagonista aos figurantes. E quem foi um fenomenal actor, neste caso actriz que era necessário para que isto andasse? A gatinha do bloco, sim a nossa Kat. É verdade! Mesmo que não seja uma carreira de futuro (diz ela) só a coragem para se predispôr a esta triagem já é imensa, ser escolhida no meio de milhares e, ter a felicidade de poder cantar para uns milhares num ambiente arrepiante, mas ao mesmo tempo excitante. Já estou a imaginá-la de goela aberta a fazer MMMMMIIIAAAAAUUUUU!!!!!!!!, o maestro aterrado, os contra altos, contra os baixos, os tremores sem saberem como entrarem face a tamanho agudo. Era a confusão total. Mentira! Nada disto aconteceu, foi de um profissionalismo a toda a prova, parecia uma Maria Callas (ai se não te calas gata, vais pela janela). Ela merece, mereceu, por tudo que fez, pela responsabilidade, pela alegria, pelo prazer. PARABÉNS.

4 comentários:

Kat disse...

Obrigada Beep Beep por este texto de enquadramento aos "escritos buranos".
Realmente a cantata é fantásticas e só a aprendizagem do latim e alemão arcaico já é em si mesmo um desafio. Adorei ter participado nesta aventura!
Ainda estou no recobro, como devem ter notado, mas em breve cá "cantarei" ;)
Kat

Vera disse...

Até que enfim! Alguém fala do que aconteceu...sem nos contar realmente o que aconteceu...parece-me que o suceso subiu à cabeça da Gata e ela agora não liga ao "povo"! Não te zangues Kat! Estou só a "picar-te"...beijo...de saudades

Peninha disse...

A Kat está numa espécie de retiro espiritual... Imagina os astronautas!! Quando regressam de uma viagem espacial tem que estar tipo numa espécie de "descompressão" devido ao facto de andarem numa outra órbita. Pois bem... a Kat andou numa outra dimensão, numa outra constelação e a ainda não desceu à terra, ao nosso mundo!!!
O camião de exteriores da CNN não abandona o local onde vive a Kat à 4 dias só para conseguir a primeira entrevista exclusiva da nova diva dos palcos.
O Campo Pequeno já está esgotado para o próximo espectáculo: Comemorações dos 25 anos do Grupo de Forcados Amadores de Alcochete...:) sendo que agora os touros entram ao som da "Carmina Burana".
Mas vamos esperar pela primeiras declarações da Kat assim que sair do recobro (algures numa ilha do Pacífico...).

Vera disse...

:-)
OK. Eu sou paciente (ou talvez não!)e sou persistente. Vou ficar à espera.