segunda-feira, 16 de março de 2009

Sem Sentido(s)

Aqui a algum tempo atrás a Vekiki colocou todos os sentidos em debate e lançou o desafio de sabermos qual dos sentidos abdicariamos, se o tivessemos que fazer, e porquê.
Comentei na altura que ...

"Tenho andado a pensar e ainda não me consegui decidir. Posso no entanto apontar os meus considerandos relativamente a esta questão. Considerando que a visão é mesmo o sentido que não abdicaria;
Considerando que se a ausência do olfato [dAO] me priva também do gosto;
Considerando que sobra a audição e o tato [dAO] e que, destes 2 sentidos, a audição debilita a minha comunição com o mundo que me rodeia e com os outros em particular, ou antes, a comunicação dos outros comigo. Sobra o tato e relativamente a este este, ainda não consigo ter a dimensão exacta do que seria viver sem este sentido. Numa primeira análise imagino que talvez pudesse ser parecido a viver como se usasse sempre de luvas, mas pensando melhor, a ausência deste sentido privar-me-ia de qualquer sensação de frio, calor, húmido, rugoso, sedoso, toque ou dor.
Humm, não sei, ainda não sei."
[dAO] - depois do Acordo Ortográfico

Desde então tenho tentado entender essa coisa do tato e descobri que [...] para que nós sejamos capazes de obter as percepções táteis existem na nossa pele uma série de terminações nervosas e corpúsculos (s. m., partícula pequeníssima dos corpos, átomo, molécula.) chamados receptores táteis .
Corpúsculo de Vater Paccini - percepção da pressão;
Corpúsculo de Meissner - percepção do tato leve quando passamos ligeiramente as mãos por uma superfície, são eles os responsáveis pelas sensações que experimentamos;
Discos de Merkel - como os Corpúsculos de Meissner, captam toques leves;
Corpúsculo de Krause - percepção do frio;
Corpúsculo de Ruffini - percepção do calor;
Terminações nervosas livres (nociceptores) - terminações nervosas sensíveis aos estímulos mecânicos, térmicos e especialmente aos dolorosos. Não formam corpúsculos. É importante frisar que a dor que sentimos é sempre igual podendo variar apenas em intensidade, logo, a dor que sentimos quando partimos um braço é igual à dor que sentimos quando recebemos um beliscão , variando apenas na intensidade.
Depois de saber que perderia todos estes Corpúsculos estou convencida que também não abdicaria do sentido do tato.

Talvez abdique apenas dos nociceptores, pode ser?

Kat

3 comentários:

Peninha disse...

É sempre uma decisão complicada de se tomar... acabamos sempre por encontrar motivos para acharmos que não queremos dispensar nenhum dos sentidos.
Todos eles são importantes e de certeza que se um dia abdicarmos de algum passado uns tempos vamos descobrir o quanto ele nos faz falta.
Uma coisa é certa... da visão não abdicaria de certeza!

Kat disse...

Nisso estamos mesmo de acordo.

Fabiano Martinelli disse...

Ah muito tempo venho pensado no assunto e por coincidencia achei o blog. Creio que qualquer um dos sentidos faria extrema falta pois é com eles que sentimos o mundo ao nosso redor. Agora se fosse para abdicar de algum deles. na minha opinião seria o sentido da visão. Eu sou uma pessoa que já tenho o sentido do olfato e do paladar bem depreciados e isso também afeta um pouco o meu sentido da audição, e ainda mais, tenho o sentido da visão bem fraco, uso óculos desde os seis anos de idade. O que aconteceu comigo foi que o meu sentido do TATO se manifestou de forma absurda me deixando hiper sensivel. Logo muito bom para certas coisas, e pessimo para outras como por exemplo estourar cravos....dói muito...rsrsrs.

Logo como para mim o sentido do tato é o mais importante, o sentido da visão é com certeza o que faria menos falta...pois por mais que meus outros tres sentidos sejam debilitados eu amo sentir o sabor das comidas e para isso nescessito do paladar e olfato e não conseguiria viver sem musica...e graças a adeus sou casado com uma mulher linda demais para ter que olhar para outras....tendo certeza do que sei que sempre será....eu abdicaria do sentido da visão...


Abraços a todos

Fabiano