sábado, 28 de março de 2009

Almourol


Não sei se já comentei isto alguma vez neste blog mas gosto imenso de Castelos... gostava de um dia passar uma noite num Castelo mas hoje em dia a maior parte destes estão degradados e restam apenas as muralhas... mas uma estadia no Castelo de Edimburgo na Escócia ainda é um sonho... ou visitar o Castelo à beira do Lago Ness!!!

Photo by Pena (2009-03-28)

Não irei exagerar se disser que já visitei cerca de 80% dos Castelos que existem em Portugal... ainda me faltam alguns para terminar a minha colecção de visitas.

Hoje resolvi revisitar um que gosto muito, não porque seja muito imponente, porque não é, mas por ter uma localização diferente de todos os outros: Uma pequena ilha do Tejo que já era habitada no tempo da ocupação romana da península.


Photo by Pena (2009-03-28)

Faz-me alguma confusão como poderiam ali viver alguém pois ao visitarmos o Castelo por dentro verificamos que as áreas são muito pequenas.


Photo By Pen (2009-03-28)

Mas é sem dúvida um Castelo muito bonito, talvez um dos mais bonitos e o estar numa ilha dá-lhe uma atmosfera mediaval...

Para terminar deixo-vos a foto de um final de tarde Ribatejano que assistimos da primeira fila da plateia, perdão, do cimo da torre do Castelo... Divinal!!!


Photo By Pena (2009-03-28)



Castelo de Almourol: Embora os autores não sejam unânimes acerca da primitiva ocupação humana deste sítio, acreditando-se que remonte um castro pré-histórico, a pesquisa arqueológica trouxe à luz testemunhos do período romano (moedas do século I a.C.) e do período medieval (medalhas). Alguns autores, ainda, identificam em alguns trechos na base das muralhas, exemplos do aparelho construtivo de tipo romano (ver Décimo Júnio Bruto Galaico).
A partir do século III, o sítio foi ocupado por outros grupos, nomeadamente os Alanos, os Visigodos e os Muçulmanos, estes últimos a partir do século VIII. No século XIII, a fortificação já existia, por eles denominada como Al-morolan (pedra alta).
Não se pode precisar a origem do seu nome, assim como se torna difícil clarificar o significado e a própria grafia do qual são conhecidas variações: Almoriol, Almorol, Almourel, Almuriel. Outros autores estabelecem ligação com o termo Moron, que Estrabão teria referido como cidade situada à beira Tejo, ou com o termo Muriella, que consta da descrição da delimitação do Bispado de Egitânia.

2 comentários:

Kat disse...

Ah, finalmente algum sítio conhecido! Este também já visitei à alguns anos atrás. Lembro-me bem porque estava grávida e a travessia de barco para a ilha, não foi muuito pacífica.
O meu cunhado fez um exemplar à escala desse castelo e nós aproveitámos e fomos fazer a pesquisa necessária. Tirámos fotos, fizemos medições, fizémos "30 por uma linha".
Estou de acordo contigo quanto às beleza deste castelo em particular. A sua localização e arquitectura pouco convencional dão-lhe realmente uma beleza diferente.
Kat

Peninha disse...

Tb fiz a travessia (1,50 eur a viagem) mas se uma pessoa quiser pode ir sozinha... é que do lado que se apanha o barco existe ali uma parte que são 10 metros!!!!
Um gajo manda-se á água e atravessa na boa... mas não substitui o encanto da viagem de barco!!!