quarta-feira, 17 de setembro de 2008

O maravilhoso mundo do material escolar

Como qualquer pai que se preze, no inicio das aulas foi-me dada aquela “listinha” de material escolar para comprar.
Isso acontece seja nos Jardins de Infância, primária, preparatória, secundária, etc... calha a todos.!

É a bela da página A4 (qualquer dia não chega e passam para uma A3...) repleta de items e do mais diverso material escolar.

Ela é lápis nº2,3,4, réguas de todas as formas e feitios, cadernos para tudo e mais alguma coisa, cartolinas, borrachas para lápis, canetas (algumas até dão como tira nódoas), marcadores finos, grossos (alguns tão grossos que desconfio que uma caixa dava para pintar a fachada do meu prédio...). Ah, mais colas, tesouras, dossiers, etc, etc, etc...

Quando se olha para a lista duas coisas vêm logo à memória: Que instituição bancária vou ter que assaltar para arranjar o dinheiro e se vou ter que alugar alguma carrinha para transporte do material.

É claro que esta lista varia consoante o ano em que anda a criança e a isto se pode juntar os livros escolares.
Mas o que eu gosto mesmo é da ida às grandes superfícies para a compra deste material...
Acho que em primeiro lugar deveria haver nestes dias algumas ambulâncias do INEM à porta do Hiper ou até mesmo aquelas tendas de Campanha tipo quando há catastrofes. É que assistimos a uma verdadeira guerra em busca da lapiseira maravilhosa, do afia-lápis automático ou até mesmo do mega-caderno, capa dura, do SpiderMan.

Muitos dos pais degladiam-se em busca do melhor material chegando mesmo a abalrroar o “inimigo” com o carrinho das compras ou agrafar alguma orelha.
A isto se junta a histeria de alguns miudos que não se contentam com o belo do lápis “auchan” de 99 centimos quando o Martin Gonçalves, colega de carteira, tem um lápis com borracha incorporada e guizo na ponta mas que custa 3,50 Euros...

Quando damos conta já alguns pais utilizam algum do material adquirido para o pôr em prática quando para poderem por ordem na histeria desatam a dar reguadas (régua flexível de 50cm em material emborrachado ) nos glúteos da criança histérica.
No meio desta confusão já alguns mais traquinas “picam” outros miudos com o transferidor ou fazem graffitis nas prateleiras dos shampoos com os Lapis Giotto Aguarela.
Acho que a primeira grande medida que devia ser tomada nesta altura do ano era colocar em rodapé destas listas infindáveis de material escolar a seguinte observação:

“Não leve seu filho junto, pois certamente ele irá querer comprar tudo que está na ‘moda’ e preferencialmente o mais caro também.”

3 comentários:

Anônimo disse...

Com o material que é necessário para o bom desenvolvimento pedagógico das crianças, como é que eu fui uma criança feliz com uma caixa de canetas de feltro Carioca desde a 1ª Classe até ...deixar de precisar.
Quanto à guerra dos Paizinhos nos Hiper´s deixo-vos uma citação dos anos 20 de Ignácio Sanchez Mejias: " O Mundo é uma enorme praça de Toiros, onde quem não toureia é toureado".

Maria Lavrador disse...

Eu adoro, adoro comprar material escolar para mim ou outra pessoal qualquer. Tou farta de pedir á nova educadora do meu filho a lista... Sou terrivel, a mim é que me tem de segurar, para não comprar mais do que devo!!!!

Jocas

Vera disse...

Peninha, o mês de Setembro é um mês de susto aqui em casa. A lista de material é = x 4, ou seja eu praticamente fico sócia do Continente (passo a publicidade). Depois é aquele "pinga "pinga durante todo o ano, próprio de quem tem uma Filha a estudar na área de Artes. Confesso aqui que sou doida por material escolar - canetas, lápis e cadernos são uma perdição para mim. os papéis também começam a ser...enfim...eu, como sou uma Mãe já muito experiente, vou sempre sem Filhos para estas compras. Eu e a lista já somos perigosas q.b.
Beijos
Bom fds!