quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Anjos e Demónios

Dan Brown - Anjos e Demónios



Este texto está referido no princípio do livro como um facto e informa o leitor que:



"O maior estabelecimento de pesquisa científica do mundo - Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire (CERN) -, na Suíça, recentemente conseguiu produzir as primeiras partículas de antimatéria. A antimatéria é idêntica à matéria física, excepto por ser composta de partículas cujas descargas elétricas são inversas àquelas encontradas na matéria normal. A antimatéria é a mais poderosa fonte de energia conhecida pelo homem. Liberta energia com 100 por cento de eficiência (a fissão nuclear é 1,5 por centoeficiente). A antimatéria não é poluente nem radioativa e bastaria uma gota para abastecer a cidade de Nova York de energia por um dia inteiro. Há, porém, uma ressalva... A antimatéria é extremamente instável. Incendeia-se ao entrar em contacto com qualquer coisa, inclusive o ar. Uma única grama de antimatéria contém energia igual à de uma bomba nuclear de 20 quilotons - o tamanho da bomba que caiu sobre Hiroshima. Até bem recentemente, a antimatéria tinha sido criada apenas em quantidades muito reduzidas (alguns átomos de cada vez). Agora, porém, o CERN começou a trabalhar com o novo desacelerador de antiprótons - um avançado aparelho que promete criar antimatéria em quantidades maiores.
Resta uma pergunta: será que essa substância tão volátil vai salvar o mundo ouserá usada para gerar a mais mortífera arma de todos os tempos?" - Dan Brown

Pois bem, hoje dia 10 de Setembro de 2008 e ...





... O acelerador de partículas mais poderoso do mundo, LHC vai ser experimentado no CERN, a organização europeia de pesquisa nuclear, com sede em Genebra. O objectivo é tentar compreender as origens do universo.




O Large Hadron Collider (LHC) - Grande Colisor de Hádrons - é um túnel subterrâneo entre a Suíça e a França, com 27 quilómetros de comprimento, onde serão recriadas as condições registadas depois do Big Bang, fazendo-se colidir dois feixes de partículas, quase à velocidade da luz.

A experiência, idealizada ao longo dos últimos 20 anos e com a participação de uma vasta equipa de especialistas de todo o mundo, incluindo Portugal, está a ser muito criticada pelos mais cépticos, que acreditam que o LHC não é mais do que «uma máquina d Juízo Final», que pode «destruir o planeta». Os cientistas do CERN rejeitam a teoria e avançam que a experiência pode «mudar toda a concepção» que a humanidade tem hoje acerca da formação do universo.
Fonte: Diário Digital

The safety of the LHC

Será que é hoje que vai acabar o mundo?

Kat

10 comentários:

Vera disse...

Bem...não deixava de ser engraçado! O dia do meu 20º aniversário de casamento ser o último dia do Mundo! Era em Grande! Mas, se bem te lembras, o Mundo mudou completamente no dia 11 de Setembro de 2001! Faz amanhã 7 anos! Pode ser que seja só amanhã e não me estraguem o jantar de hoje...num Restaurante Indiano (muçulmano, portanto) perto de nós...

Peninha disse...

Acabar o mundo?
Mas já não estava a acabar?
Assaltos de todo o género, Caixa Multibanco, Bancos, Estações de Correio, gasolineiras, padarias e lojas dos 300!
Tiroteios à boa maneira do Oeste!
Tufões, tempestades, vulcões e degelo do ártico!
crédito da Habitação a subir, gasolina mais cara!!!
Eu acho que o Mundo há muito que está a acabar...
Acelerador de partículas? Isso não é nada comparado com o que descrevi anteriormente!!
Mas já que o título do post é "Anjos e Demónios" podíamos chamar o Professor Robert Langdon que ele trata de tudo.
Cá para mim isto tudo é obra dos "Illuminatti".
Vera, quanto ao 11 de Setembro e ter mudado o Mundo... Humm.. mudou sim, para pior pois passaram 7 anos e está tudo na mesma, ou pior!!!
Mas vá, respirem fundo... o máximo que pode acontecer é quando ligarem o acelerador de partículas sermos teletransportados” para outro planeta.

Anônimo disse...

A esta hora cansado como estou, tanto se me dá que o Mundo acabe! Talvez seja melhor acabar só depois de almoço, pois morro com o estômago consulado por umas pardelhas fritas pelo meu amigo Rafa Liñares.

Maria Lavrador disse...

Bem, eu cá vim aqui dizer que todos os dias acaba o mundo para quem morre... :) E gostei de ler esse livro

Bjs e bom fim do mundo

Anônimo disse...

Será que dá para formatar este país "nessa coisa"? Seria tão bom...não acham?

Anônimo disse...

As minhas humildes desculpas e com as mais elevadas considerações pelos autores e participantes deste blog, eu "anônimo" apresento-me - "vagamundos" (este e outros do meu imaginário).

Kat disse...

Olá "Daqui te Vejo". Com que então pardelhas. Mui bien. E a acompanhar posso sugerir um Planalto bem fresquinho? É que afinal o mundo pode acabar!

Kat

Kat disse...

Olá "Anônimo" Vagamundos.
Quanto a saber se o acelerador de particulas pode formatar o país, acho que não porque as drives para disquettes de países como o nosso já foram descontinuadas à muitooo!
Em meu nome e dos outro Quatro, bem vindo!
Kat

Anônimo disse...

Cara Kat e venha esse Planalto fresquinho, caso não haja importa-se que seja um João Pires?
Para rematar um copinho gelado que "melon con cava" fresquíssimo e uma taça de leite de creme queimado dos dois lados "à antiga Portuguesa".

À sua

Vera disse...

Oh jovem Daqui te vejo...ainda estou aqui deliciada com o meu jantar indiano de ontem e tu a falares de leite creme queimado...lembras-te do da minha Avó? Ninguém o faz como ela fazia. Eu nem me atrevo a experimentar...
Vamo-nos juntar para uma petiscada!