quarta-feira, 3 de setembro de 2008

رَمَضَان

2.183 . Ó fiéis, está-vos prescrito o jejum, tal como foi prescrito a vossos antepassados, para que temais a Deus.

O dia 1 de Setembro, o primeiro dia do nono mês do calendário islâmico, marcou o início do Ramadão (em árabe رَمَضَان).
Este é o mês durante o qual os muçulmanos praticam o seu jejum ritual (saum, صَوْم) abstendo-se de comer, beber, fumar, de praticar sexo ou de ter pensamentos negativos durante o período que decorre entre o amanhecer até ao pôr-do-sol, num exercício de paciência, humildade e renovação da fé.

O jejum é o quarto dos cinco pilares do Islão:

  1. A recitação e aceitação do credo (Chahada ou Shahada)
  2. Orar cinco vezes ao longo do dia (Salat ou Salah)
  3. Pagar dádivas rituais (Zakat ou Zakah)
  4. Observar o jejum no Ramadão (Saum ou Siyam)
  5. Fazer a peregrinação a Meca (Hajj ou Haj). Fonte: Wikipédia

Pensem nisto.

A todos os seguidores do Islão, um feliz Ramadão.

A todos os outros, aproveitem o jejum para dar cobro aos excessos das férias! ;)

Kat

4 comentários:

Peninha disse...

Este período em muito se parece ao que estou a passar:

1 - "A recitação e aceitação do credo" - Passo os últimos dias a olhar para o que estou a fazer e a recitar a seguinte frase "Cruz Credo...tou lixado!!!"

2 - "Orar cinco vezes ao longo do dia" - Sempre que olho para o que fiz e o que ainda falta digo "Oh meu Deus..." - Isto bem mais de 5 vezes ao dia!!!

3- "Pagar dádivas rituais" - Eu é mais a tentar pagar dívidas que já são verdadeiros rituais!!!!


4- "Observar o jejum no Ramadão" - Eu observo e como eles não podem , como eu!!! Mas para isso vou em busca da noite polar, isto é, escuridão total por mais de 24 horas seguidas.

5 - "Fazer a peregrinação a Meca" - Não existe errata neste post??? Não será "Fazer a peregrinação ao Meco?????".

Vera disse...

Amei este comentário Peninha :-)

Kat, já tinha saudades de saber coisas novas pela tua "pena"!

...está a chover...

:-(

Anônimo disse...

Isto do jejuar só com a luz do dia, é uma meia penitência (com o devido respeito) e para meias penitências, hoje ao almoço penitenciei-me por inteiro com umas sopas de berdroegas e um Entre Vilas (Pias). Invejem!!!! Ou é melhor não que estamos no Ramadão!

Kat disse...

Por mim, e a esta hora que o sol já se pôs há muito, já marchava era uma sopa de poejos com ovos.
Kat