domingo, 17 de agosto de 2008

JO 2008 - O triste fado português



Definitivamente os atletas portugueses não sabem lidar com a pressão e o favoritismo. Já no Euro 2008 em futebol foi o que viu!!!
Durante muitos anos éramos quase sempre os coitaditos em vários desportos e quando ganhávamos alguma coisa era considerado um milagre.
Hoje em dia não, temos excelentes atletas em várias modalidades, alguns campeões e vice-campeões do mundo, da europa, líderes de rankings mundiais, etc, etc...

Mas quando chega a hora da verdade e quando são favoritos em alguma coisa (porque somos líderes...), falhamos e depois ainda pior, arranjamos desculpas por tudo e por nada.

É mais fácil assumir que se falhou porque os Jogos Olímpicos são o expoente máximo para qualquer atleta e existem muitos atletas que abdicam de fazer grandes performances durante o ano para chegarem a esta altura no topo e apanhar desprevenidos aqueles que são favoritos.

No Judo tínhamos e temos muitos dos melhores atletas do mundo mas ficámos pelo "quase", aliás, nesse aspecto do "quase que..." somos os primeiros.

Depois no tiro a 50 metros (pistola) o nosso atleta era o líder do ranking mundial... fará se não fosse, ficou em 33º!!!

O do tiro ao arco (que até tinha um apelido adequado á disciplina... POMBO) na prova que tinha decidido quem ia aos JO ficou em 1º... nos JO ficou bem lá para trás!

O nosso atleta de lançamento do peso queixou-se da prova porque esta tinha sido feita de manhã...irreal, pois o programa dos Jogos já estava definido á muito tempo e se não treinou de manhã foi porque não teve pachorra para tal.

Os da natação... nada melhor que ir até aos JO dar uns mergulhos numa piscina nova porque de resto, nem com uma corda atada ao Phelps eles chegavam nos primeiros lugares.

Bem, resta-nos a esperança de nesta madrugada a Vanessa dar-nos uma alegriazita e ganhar alguma coisa. Falta depois a Naíde Gomes e o Nélson Évora, que são os melhores do mundo mas... espero que se assumam como tal.

Na vela, somos um país com tradições e lá vamos andando pelos primeiros lugares mas nesta modialidade as condições atmosféricas têm um peso muito grande e é preciso um pouco de sorte.

Enfim... neste blogue desejei que Portugal ganhasse 8 medalhas mas acho que o único atleta que leu esse post foi o Michael Phelps! Só ele ganhou 8... de ouro.
Mas como ainda não tivémos uma alegria gosto dos jornalistas portugueses em busca de qualquer coisa e então a nossa grande festa neste momento é que o fato de banho do Michael Phelps foi feito em Portugal por uma empresa portuguesa....Yessss!!!!!!!!!!!!!!

A Petratex, uma empresa sedeada em Paços de Ferreira é quem produz em exclusivo os fatos de banho do nadador campeão.

Que se lixem as medalhas... somos ou não somos bons na Natação?

Pena é que não não haja nas Olimpíadas modalidades como o Lançamento do Requeijão ou o Arremesso do Queijo da Serra ou então ainda vamos descobrir que os testemunhos das provas de estafetas do atletismo são revestidas por cortiça arrancada de sobreiros alentejanos ali para os lados de Beja.


Bem, espero que o meu próximo post seja para comemorar a nossa primeira medalha Olímpica.... Força "Banessa" Fernandes!!!

Um comentário:

Patty disse...

Viva a Vanessa Fernandes!
Como deve ser a unica medalha que o nosso país conquista na China, o melhor é dizer outra vez....Viva a Vanessa!!
Não é ouro, é prata, mas tem sabor a ouro !