quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Estes chineses são por demais...


Realmente os chineses tem alguma "panca" nas compreende-se, são mais de 1 bilião e tem que se entreter com alguma coisa.

Depois de ter conhecimento da sua devoção pelo número 8 eis que descobri (já li dois artigos sobre isso) que tem um pavor brutal ao número 4, é verdade... este número tão bonito e indefeso provoca na cuktura chinesa verdadeiros arrepios e fobias.
O motivo é que "quatro" e "morte" têm pronúncias muito parecidas em mandarim.

Este ódio ao número quatro é tal que número de telemóvel que tenham um quatro no fim ou muitos quatros no número são mais baratos.

O mesmo acontece com carros que tenham esse demoníaco algarismo na matrícula.

Um carro em Portugal com a matrícula 44-UI-44 deveria ser uma pechincha, mesmo que fosse um Porcshes Boxter.


Outras das coisas que li é que em edíficios mais antigos, os andares 4, 14 ou 24 tinham os números omitidos. Coitado do carteiro... chega ao prédio e quer meter a correspondência para o 4º andar e faz o quê?


Estou também a imaginar uma charcutaria algures num hipermercado qualquer em que temos que tirar aquela senha verda para sermos atendidos... Quando chega à senha 4 ninguém se atreve a tirar a "senha das trevas" e então fica todos os clientes á espera que um cliente com poderes de exorcismo tire a dita senha para assim os restantes começarem a tirar as restantes até ao nº13 e depois começa novemente o mesmo ritual.


Enfim...
Para finalizar... já me tinham dito que os chineses preferem ter filhos homens por razões sociais e culturais. Sobre isso descobri este texto na NET:
A política do filho único gerou matança de bebês do sexo feminino, desequilibrou a população e pode causar distúrbios sociaisAo obrigar o casal ao filho único (ficaram de fora apenas as 55 etnias consideradas minoritárias, que representam 8,1% da população, contra 91,9% da etnia ham), sob risco de pesadas multas e punições, o governo não imaginava os problemas que estavam por vir. O primeiro deles, de origem cultural, foi a preferência pelos filhos homens, especialmente no campo, onde ainda vivem 60% da população. Os homens possuem maior força física, garantem a continuidade da família e são os responsáveis por sustentar os pais na velhice. Pela tradição, são considerados “superiores”. Em mandarim, principal dialeto chinês, “filho homem” e “semente” têm o mesmo som, zi. A conseqüência imediata foi a matança de meninas recém-nascidas, o abandono em orfanatos e, atualmente, o aborto, após a constatação do sexo em exames de ultra-som."


Mas sobre este tema li também que na provincia chinesa e por causa destas crenças maradas, que se um casal fosse tendo filhos e estes fossem saindo mulheres nem sequer lhe davam nome.

As meninas seriam identificadas por "Filho nº1,Filho nº2, Filho nº3...".


Acho que isto nem merece comentários...


Apenas como mera curiosidade estatística, se em Portugal dizem que há mais mulheres que homens, na China, em 2020, haverá 30 milhões de homens a mais.


Nenhum comentário: