quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Desinspiração

Na vida temos momentos bons e maus...
Gosto de desafios, independentemente de saber se os vou vencer ou não. Fico feliz se os consigo ultrapassar mas não tenho problema algum em admitir que falhei ou que simplesmente não consegui.

"Quem busca o conhecimento e o acha, obterá dois prêmios: um por procurá-lo, e outro por achá-lo. Se não o encontrar, ainda restará o primeiro prêmio" - Maomé

A nível profissional foi-me dado um objectivo a cumprir... foi-me lançado um desafio!
Reconheço que desde o primeiro minuto que sinto que não era a pessoa indicada, não porque sinta que não sou capaz mas porque simplesmente existem pessoas com o perfil indicado para o fazer tendo em conta os seus conhecimentos e a sua experiência.

Na vida pessoal tenho com hobbie jogar futebol. Jogo a ponta de lança e o meu objectivo é marcar golos. Está-me no sangue jogar naquela posição e modéstia à parte e apesar de já não ter 20 anos, sei que naquela posição tenho muitas qualidades.
Desde que me conheço que jogo futebol e se me pedirem paraa jogar à baliza tb o farei mas... não tenho perfil e qualidade para o fazer.
Com muito treino sei que poderia chegar lá mas para fazer aquele posição assim de um momento para o outro sei que poderia falhar.

Este exemplo é para melhor exemplificar o que sinto neste momento...


Voltando ao mundo do trabalho... voltando ao que estou a fazer, melhor, a tentar fazer, reconheço que não me está a correr bem.
Sinto-me como um barco à deriva... tou sem ideias mas acima de tudo estou a reconhecer que sou limitado, que não tenho os conhecimentos necessários para o fazer, que me falta muita coisa... sinto-me perdido e angustiado!!!

“Termos consciência de sermos ignorantes é um grande passo para o conhecimento" - Benjamin Disraeli

O tempo passa e continuo sem resposta para muita coisa e pior, por mais que procure as respostas não aparecem. Desinspiração ou falta de conhecimento?
O pior é saber que estão à espera desse meu trabalho, que depositaram em mim a confiança de que vou conseguir... pois, o pior é que me falta essa confiança!!!

Vou tentando mas não tá fácil... estou naquela fase em que nos momentos em que não estou aqui (que supostamente deveria esquecer isto...) penso nas coisas, penso em como vou dar a volta...
Não gosto nada de desapontar as pessoas mas acima de tudo não gosto nada de sentir que não estou a conseguir mesmo sentindo que este trabalho não era para mim (aliás sinto que ninguém quis fazer este trabalho...) ou pelo menos para ser feito só por mim.

"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida" - Johann Gethe

Sabem aqueles filmes em que o personagem vai desactivar uma bomba e fica sem saber se corta o fio azul, o vermelho ou o amarelo?
Se corta o errado...


Enfim... foi só um desabafo!!!!


3 comentários:

Patty disse...

Respira fundo, não penses muito, bebe um copo (ou dois) e logo se vê...acredita que a vida corre melhor quando não pensamos muito...
Encara este novo desafio com um jogo da bola, no qual sabes que tens de marcar um golo pelo menos, quando estás em campo não pensas se vais ou não conseguir marcar muitos golos, pois não? Vais tentando, vais dando o teu melhor... pois é isso mesmo que tens de fazer agora, imagina este desafio como o tal jogo de bola e marca golos... o desafio é a bola, o objectivo a baliza... :)

Vera disse...

Peninha, não gosto de te sentir assim. Também não venho aqui para aqueles conselhos de chacha "tu vais conseguir...". Venho aqui para te dizer que quando não conseguimos sozinhos dar resposta a um desafio, o melhor que temos a fazer é tentar encontrar alguém que nos possa dar uma luz sobre a falha que temos no nosso conhecimento. De certeza que eu não posso ajudar-te...mas se quiseres falar mais sobre esse momento de desinspiração...tudo na boa!
Respira fundo...escreve num papel os objectivos do desafio e os caminos possíveis para o conseguir concretizar...eu supero algumas dificuldades escrevendo-as num papel...a lápis!
Espero ter sido um bocadinho útil!
Beijos

Anônimo disse...

Todos nós temos momentos assim... Achamos que não estamos à altura de algo ou de alguém. Que não somos suficientemente bons para... Mas depois de tantas batalhas que já vencestes, tenho a certeza que esta será apenas mais um contratempo que irás ultrapassar. Até porque podes não ser um génio mas não és nada limitado. A jogar à bola é que já não sei :-) Mtas, mtas beijocas e força.