sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Autismo


Faz nesta altura mais ou menos 1 ano que recebo directamente do Hospital Pediátrico de Coimbra um relatório em que no diagnóstico dizia: Perturbação do Espectro do Autismo...
Os 6 meses anteriores tinham sido preenchidos com exames de todas as formas e feitios e algumas consultas com a equipa de Psicólogos e Médicos do Hospital Pediátrico de Coimbra onde supostamente estão os melhores especialistas nesta área.

Se foi um choque este diagnóstico? Sim, apesar de nesses mesmos 6 meses o cenário mais provável era o pequeno “Peninha Jr.” ter algo muito próximo do autismo!!!
Foi um choque para todos aqueles que conviviam de perto com ele.
A frase “Mais cedo ou mais tarde acaba por falar...” foi uma constante pelo que esta notícia foi uma realidade que nunca ninguém ousou colocar.
Não escondíamos alguma preocupação relativamente a algumas situações que se iam passando com o “Peninha Jr.”: Risos e movimentos não muito apropriados, resistência a mudanças de rotina, não se misturar com outra crianças, brincar com alguns objectos de uma forma bizarra e peculiar mas acima de tudo a total ausência da fala...
A única coisa que se percebia era “não quê”, em “criancês” significa “não quero”.
Sim, sentíamos falta de ouvir um PAI ou MÃE ou até mesmo uma birra normal de uma criança daquela idade.... As únicas birras que tinha eram resultado da total falta de comunicação entre ele e o mundo que girava em sua volta!!! Chegava a ser frustante, angustiante e doloroso algumas das situações.... não sabíamos como fazer ou como o ajudar!!!
Era triste por vezes ouvir expressões “Parece um atrasado mental...”... Hoje sabemos que eram os verdadeiros “atrasados mentais”.

Passou um ano e hoje é um verdadeiro tagarela... fruto da maravilhosa Educadora que tem e que não se assustou com o facto de ir herdar uma criança “especial” (sim eu sei, todas as crianças são especiais...), uma auxiliar que simplesmente o adora, as próprias crianças que à sua maneira foram descobrindo que estavam perante um amigo “diferente”, uma terapeuta da fala fantástica e super carinhosa e de todos aqueles que o rodeiam que desde o primeiro minuto e assim que souberam que o “Peninha Jr.” era “especial” passaram a perceber melhor o seu mundo e a ajudá-lo a entrar no “nosso” mundo.
O caminho a percorrer ainda é longo mas é bom ver que o sonho de o ver bem começa a realizar-se.
Existem dias melhores que outros, alguns dos sinais ainda lá estão, as birras por situações que por vezes são dificeis de compreender continuam lá, a dificuldade em aceitar mudanças está lá, os movimentos e as atitudes que por vezes faz tb o mostram mas passado 1 ano as diferenças são imensas e acredito que dentro de mais um ano ainda vai ser melhor.
É um caminho dificil, que requer paciência, compreensão, carinho, afecto e principalmente amor.
Às vezes não é fácil perceber onde começa e termina o AUTISMO e onde começa e acaba a birra dita normal... Devemos acalmá-lo, perceber e desviá-lo para o nosso mundo ou usar a técnica do “chinelo” para lhe mostrar que está errado. Não é fácil...

A coisa positiva nisto tudo é que o “Peninha Jr.” tem aquilo a que os Médicos chamam de “Autismo Bom”, se é que existe algo de bom nisto tudo, ou seja, não estamos a falar de um Autista Profundo. Já tive a oportunidade de conhecer alguns casos e não é fácil, aliás, considero os Pais que vivem essas situações, sempre a lutar, como verdadeiros Super-Herois.
Não deve ser nada fácil viver com um filho que nem sequer nos olha nos olhos ou finge não os conhecer.
Sobre isto li à dias uma frase que registei: “Angústia não advém do facto de ter uma criança autista mas sim de pensarmos o que será dela quando os que a amam lhes faltar – como serão tratadas, como se irão sentir, qual será o seu futuro?”
Ainda por cima quando ainda são feitas novas investigações, novas pistas, algumas controversas, muitas generalizações mas poucas ou nenhumas certezas.
Existe uma frase que diz “Os sonhos só não se realizam devido à inércia de quem os sonha”
O meu sonho é ver o “Peninha Jr.” bem e por isso tudo farei para que um dia possa olhar para trás e ver mais um obstáculo que ultrapassámos e que fez com que nos tornássemos mais fortes.
Mas para isso preciso que vocês tb continuem por aí porque sem vocês os Quatro e
todos aqueles que fazem parte do meu mundo tudo é mais dificil.
“Um caminho nunca é longo de mais quando um amigo nos acompanha”

5 comentários:

Patty disse...

E podes ter a certezaq ue os teus amigos vão estar sempre aqui, ali e por aí para ti : )!

Unknown disse...

Sabes, para além do comentário, q fiz no hi5, queria dizer-te q te acho uma pessoa muito corajosa, por perseguires os teus sonhos, aquilo q acreditas, mm q para isso tivesses de tomar decisões mto dificeis. Enfrentas sempre tudo com tanta coragem e
optimismo, o problema do pedrito (quase ex-problema), o desemprego, a tua separação...enfim...
queria q toda a gente soubesse o qt te admiro por tudo isso e mto mais... mas n quis expor a tua vida.
um dia qd for grande quero ser assim forte e presistente como tu... :-)
beijos
Sofia Miguel

Goldie disse...

Mais do que me aperceber do amor incondicional que envolve o Peninha Jr. Especial, não pude deixar de me sentir tocada pela tua coragem e pelo modo como abriste o teu coração.
Foi a realidade mais concreta e sentida que encontrei na pesquisa que estava a fazer!
Por isso, talvez me possas ajudar: gostava de fazer voluntariado com crianças "especiais", e poder contribuir de algum modo para assegurar aquele futuro que se teme, naquele dia em que os pais, também especiais e cheios de sonhos, tiverem de partir.
Por incrível que possa parecer, é difícil alguém, alguma escola, ou instituição aceitar aqueles que, como eu, estão dispostos a oferecer amor.
Sabes onde posso dirigir-me? onde posso ir apresentar a dedicação, amor e o possível tempo que quero dar a estas estrelinhas especiais? Agradeço desde já a tua eventual ajuda, assim como ofereço a minha, virtual, material ou espiritual. OBRIGADA.
És um pai maravilhoso

Anônimo disse...

Estou convosco. Um grande abraço com Aromas de Portugal!

Que 2008 vos traga mais justiça, amor e solidariedade!

Que os autistas deixem de ser ignorados!

Um abraço

Anônimo disse...

Não consigo ficar indiferente...
Um pai... um pai a escrever sobre o problema de um filho... dar importância... preocupar-se...

... pensei que já não existiam pais assim... só o meu próprio PAI.

Fico feliz!

"Um pai vale mais do que uma centena de mestres-escola." (George Herbert)