segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Viagem através das palavras



Normalmente dizemos que quando lemos um livro que viajamos através das palavras pois somos levados por sítios, locais e paisagens que nunca antes visitámos.

Mas e se forem as próprias palavras a fazerem uma viagem?
Estávamos em 1965 em plena guerra colonial... Algures no norte de Angola, um quartel de soldados portugueses aproveitava o silêncio das balas e do conflito para instruir os seus soldados!! Neste caso aulas de Inglês...

O professor, um Alferes da companhia, era neste caso o mais “graduado” na sala apesar de na prática um Alferes ser um posto de oficial subalterno, ou melhor, a primeira patente de oficial nas Forças Armadas. Mas naquele caso, era o Professor!!!

A guerra podia deixar marcar profundas nos homens que nela combatiam mas isso não impedia que os que dela sobrevivessem voltassem mais homens, mais instruídos e ... a falar inglês!!!

Um certo dia esse Alferes foi baleado em combate e quis que esse ferimento o fizesse voltar a casa... um dos seus alunos herdou o livro deixado pelo professor.
Guardou-o religiosamente apesar de as aulas não terem seguido o rumo normal pois o professor não pôde continuar as aulas.

Este soldado, filho da terra e de gente humilde, guardou aquele precioso troféu, não só para se recordar de uma época da sua vida, apesar de estar ligada a uma guerra, mas porque pensou que um dia poderia aprender aquela língua difícil de entender para quem “só” tinha a 4ª classe. Para o dia-a-dia pouco ou nada serviria pois trabalhava atrás de uma balcão e as pessoas que atendia nem a 1º classe tinha, fruto de muitos novos aprenderem a arte de trabalhar a terra.

Um dia, seu tio e respectivas primas resolveram emigrar tal como aconteceu com milhares de pessoas por este país fora. A busca por uma melhor vida, melhores condições era superior à dor da partida, à saudade e o facto de irem para um país diferente, uma cultura diferente, uma língua diferente...
O tal soldado, agora homem feito, lembrou-se que tinha trazido da guerra um livro de Inglês e que poderia servir muito bem para que o seu tio e primas aprendessem inglês e assim ajudá-los a uma melhor integração.
E assim foi... o livro partiu, juntamente com a pouca roupa que ambos tinham, algures numa mala, quem sabe, de cartão!
Passaram-se anos e anos...
Quis o destino que uma dessas primas, à mais de 30 anos no estrangeiro, resolvesse fazer algo que muitas vezes fazemos...dar uma arrumação no sotão!!!
No meio de muita coisa inútil e já coberta de pó encontrou o tal livro de Inglês. De quem seria??
Na contra-capa lá estava: “José Carlos – Angola - 20.02.1965” , o seu primo!
Aproveitando as férias de Verão e quando milhares de emigrantes vêm matar as saudades da sua terra Natal, resolveram trazer o livro e entregá-lo ao seu dono, que já nem se lembrava do dito livro.

Esse dia já está registado na contracapa: “Regressou à minha posse em 20.07.2009”...
44 ANOS DEPOIS!!!
44 anos de um livro que já viajou por países e gerações diferentes...
44 anos de um livro repleto de palavras que foram "chaves" que abriram portas para uma vida melhor, ajudando a ultrapassar obstáculos, criando ilusões, abrindo portas na sociedade, oportunidades, estabelecendo relações!!!

Diz-se que os livros são intemporais e que marcam muito a forma de pensar das pessoas . Este não é propriamente um livro que narra um história mas sim que nos ensina a comunicar numa determinada língua mas no entanto é um livro repleto de histórias para contar e que agora regressa a casa!!

Nenhum comentário: