domingo, 30 de agosto de 2009

"As Suspeitas do Senhor Whicher" #2

"As Suspeitas do Senhor Whicher"

Depois de ler "O Messias", um livro que nos prende da primeira á última página na ânsia de sabermos quem é o "Messias" foi com alguma expectativa que comecei a ler este livro.

Escolhi-o porque li alguns artigo sobre ele e as "dicas" eram boas.
Sem dúvida que é um bom livro, que nos relata a história verídica de um crime macabro que ocorreu no ano de 1860 e que foi investigado nessa época pelo inspector Jonathan Whicher, da Scotland Yard.

Se "O Messias" era um policial, ou melhor um triller policial, e nos contava também ele a história de vários crimes cometidos,a evolução da investigação e todo o processo até á descoberta do criminoso, este "As Suspeitas do Senhor Whicher" apesar de ser também um policial, vejo-o mais como um "documentário" sobre um caso que teve um impacto muito grande na sociedade de então e até na própria vida/carreira do detective que investigou o caso, por falta de provas que sustentassem as suas conclusões.

Utilizo a denominação "documentário" porque se sente que houve também da parte de Kate Summerscal um investigação enorme sobre este caso e sobre todos os pormenores que o envolveram. No fundo é uma obra de ficção sobre um caso real, com personagens "reais" e que nos dá também o retrato de uma época.

Nenhum comentário: