domingo, 5 de abril de 2009

Firmin

Firmin é o narrador, protagonista e roedor desta história e que dá o nome a este livro: "FIRMIN" de SAM SAVAGE
Estamos a falar de um rato que se define como sendo um rato com muitas limitações físicas mas acima de tudo um poeta.
Firmin é o 13º filho de uma ratazana que gostava muito de beber, chegando a casa na maioria das vezes a cambalear e para piorar as coisas só tinha 12 tetas... Firmin, como era o mais fraco entre todos os irmãos nunca chegava às tetas da mãe, o que acabou por ser importante na sua vida pois deu-lhe um rumo diferente em comparação com os seus 12 irmãos. Assim se safou do alcoolismo e, para não morrer à fome, começou a comer livros, tornando-se num rato "letrado". Ao longo do livro e de começar primeiro por devorar as palavras (devorar= comer), tornou-se um leitor, um sonhador, um apaixonado por livros, tornando-se naquilo a que chamamos "um rato de biblioteca"...
Este rato delicia-nos com momentos inesquecíveis como as suas tentativas de comunicar com os humanos, as suas fantasias, as suas paixões, os seus medos, sonhos...

Devido ao seu aspecto físico, peludo, sem queixo, pequeno, mesmo comprarando com os outros ratos sonhava em ser o Fred Astaire para poder ter a cintura fina, as pernas compridas e um queixo que parecesse “o bico de uma bota”.

É um história diferente, que nos diverte e por isso se tiverem um "tempinho", leiam.

2 comentários:

Vera disse...

:) Já houve um amigo que teve a gentileza de mo oferecer. Está aqui, na estante, ao meu lado, à espera da sua vez nos meus dias de leitura :)
Bj

Kat disse...

Já li e gostei muito e pelos vistos tu também gostaste. Esqueceste-te de referir que ele é apaixonado pela Ginger Roger em particular e pelas meulheres no geral às quais chama de "Beldades".
É um rato à maneira, esse Firmin.
Kat