quarta-feira, 29 de abril de 2009

Lobito

"Lobito é um hino a uma das cidades mais bonitas de Angola e às suas gentes, contado por quem nela viveu e a amou. A mão rigorosa do autor leva-nos até ao Lobito dos anos sessenta, guiando-nos pelos seus bairros, praças, ruas, praias e outros lugares guardados num canto privilegiado da memória de todos os que lá viveram.Esta é uma história cheia de vida, de pessoas, de amigos, de angústias, de amores, de coisas triviais e de coisas importantes. É uma história de brancos, pretos e mulatos. É uma história de colonos e nativos, ambos vítimas da exploração de um Estado centralista, ditatorial, distante e omisso.Através do olhar dos jovens protagonistas, todos moradores de um bairro de classe média, contemplamos um retrato vivo e evocador do Lobito numa década de grandes transformações. Um livro que reacende as memórias de todos os que por lá passaram e viveram, e seguramente despertará a curiosidade daqueles que ainda não provaram o sabor desta terra."




Este é o livro que comecei a ler: “Lobito” de António Mateus (o próprio autor, nascido na beira Baixa chegou ao Lobito com cinco anos de idade ).
É um romance e se calhar não é uma história por aí além mas a escolha deve-se a um simples factor mas muito importante: é a cidade onde nasci e a cidade onde os meus pais viveram durante alguns anos.

A história passa-se nos anos sessenta e diz quem leu que recordou bairros, praças, ruas, pessoas...

Como vim do Lobito para Portugal ainda muito novo, mais propriamente para Oliveira do Hospital, as recordações são muito poucas e este livro talvez me possa dar a conhecer um pouco mais desta cidade.

Um comentário:

Beep Beep disse...

Acrescenta também este Post ao saudosismo.
Lobito, praias com águas limpidas e quentes, mas não te esqueças de Benguela, das quedas do duque de bragança, dos embondeiros, das palancas, AH!!!! e da Marginal de Luanda de noite vista do fundo da Baia?