domingo, 26 de abril de 2009

O Rapaz do Pijama às Riscas

"Ao regressar da escola um dia, Bruno constata que as suas coisas estão a ser empacotadas. O seu pai tinha sido promovido no trabalho e toda a família tem de deixar a luxuosa casa onde vivia e mudar-se para outra cidade, onde Bruno não encontra ninguém com quem brincar nem nada para fazer. Pior do que isso, a nova casa é delimitada por uma vedação de arame que se estende a perder de vista e que o isola das pessoas que ele consegue ver, através da janela, do outro lado da vedação, as quais, curiosamente, usam todas um pijama às riscas.
Como Bruno adora fazer explorações, certo dia, desobedecendo às ordens expressas do pai, resolve investigar até onde vai a vedação. É então que encontra um rapazinho mais ou menos da sua idade, vestido com o pijama às riscas que ele já tinha observado, e que em breve se torna o seu melhor amigo?"

Este foi o livro que acabei de ler.

Antes de mais é um livro que se lê rápido, com uma escrita muito “soft” e que de uma maneira mais “suave” nos descreve o tema do Holocausto judeu e dos campos de concentração.

Acho que todos nós deveríamos ler este livro e interpretar a mensagem que transporta e que passa para quem o lê. Essa mesma mensagem (história) é relatada por Bruno, uma criança de 9 anos, que debaixo de uma ingenuidade tremenda fala de uma situação de horror como foi a 2ª Grande Guerra.

Aconselho a leitura deste livro (muito premiado...), que catalogado como “Romance Jovem”, pode ser lido por todas as idades.
Eu gostei imenso do livro...

2 comentários:

Vera disse...

Também gostei muito. Lê-se rápido e muito bem. Já o comprei há mais de um ano e só agora me apeteceu lê-lo, mas sei que não quero ver o filme!

Peninha disse...

Olá Vera... compreendo porque não queiras ver o filme.
Não sei se alguém viu o filme mas o final deste livro deixa marcas em quem o lê... é impossível ficarmos indiferentes ao que acabámos de ler e se o livro já tem esse tremendo impacto imagino visualizar em imagens toda esta história. Ainda hoje penso no livro, na história, nas personagens e isso diz bem do quanto gostei do livro.