terça-feira, 5 de janeiro de 2010

O Natal do Pato



O Pato foi o maior desafio deste Natal. Com dignidade foi dessossado, cosido, recheado e assado para ser servido na nossa mesa da Consoada. 


Esta história começa há 20 anos atrás. Antes de casar, nas ceias das consoadas lá em casa era sempre servido como  prato principal e único,  o tradicional bacalhau (que eu até nem aprecio). Depois de casar resolvemos que faríamos sempre o tradicional  bacalhau e um outro prato especial e diferente. E assim tem sido desde sempre. Ora polvo, ora peito de peru recheado, ora lombo assado, ora outra qualquer receita especial sempre diferente e sempre muito elaborada, porque para simples,  já basta mesmo o bacalhau cozido com couves e ovos!


A história deste ano começou com a sugestão de pernas de peru, vulgarmente conhecidas cá em casa por "mocas". Eu argumentei que esse prato não tinha glamour para ser servido na ceia de natal. 
"E se fizéssemos pato recheado?!"
Boa! É nobre, suculento e diferente! Mas ... e sabemos fazer isso? Dessossar uma ave, seja pato ou outra espécie, não é tarefa fácil e também temos de confeccionar o próprio do recheio. Hummm... Chegámos à conclusão que não. Não sabíamos efectuar tal operação nem confeccionar a iguaria. Apenas tinhamos visto recentemente uma aproximação no filme "Julie & Julia". Não sabíamos mas iamos aprender!

Algumas pesquisas de receitas e o visionamento de alguns videos do youtube foram suficientes para compreender a técnica de dessossar uma ave. Estamos prontos. 
"Eu trato do recheio e tu dessossas a ave." Assim, seja! 



Hábil no uso da faca especial muito afiada e pequena, para se conseguir separar a carne do osso, ele desferiu um golpe longitudinal nas costas do animal desde o traseiro até ao pescoço com tamanha precisão, tal qual o melhor cirurgião da "Anatomia de Grey"!


Entreteve-se nesta actividade de "esquartejamento" até conseguir extrair  o esterno inteirinho, o úmero das asinhas, o fémur, a tíbia e a pélvis do "paciente".



Finalmente dedicou-se ao trabalho de costura e também se saiu muito bem, como podem comprovar.  


Passámos então à fase de enchimento das cavidades torácica, membros inferiores e superiores com o recheio 
Finalmente transferimos o paciente para a zona de recobro durante 1 horita. 







ehhh, voilá! ...










As crianças confeccionaram a sobremesa contribuindo com este fabuloso bolo de chocolate com nozes.






Grand'Aventura.

3 comentários:

Peninha disse...

Primeiro que tudo há muito tempo que não via este meu primo Pato. Tá com bom aspecto, coradinho...
Uma coisa é certa... se as fotos dessem para sentir o cheiro e o sabor, o pato já marchava!!!
Muito bom aspecto e acredito que estava um pitéu maravilhoso.
Parabéns ao "médico legista", melhor, ao "cozinheiro legista", que autopsiou o animal. Fez um bom trabalho!!! Pode abrir uma clinica especializada, perdão, um restaurante especializado, e começar a fazer negócio. Já estou a ver o nome do Restaurante "O Quebra-Ossos". Especialidade: Pato Desossado. Brutal.
Gostei particularmente da frase "fase de enchimento das cavidades torácica...". Faz-me lembrar termos da construção civil quando estão a meter o cimento armado!!!
Quanto aos pequenos "ratatuis", por favor da próxima vez guardem-me uma fatiazinha do bolo, sim?
Beijinhos e Abraços do Pato com Ossos... ainda! :)

Vera disse...

Que espectáculo!!!!
Já me sentava a comer um bocadinho deste patinho recheado. Para já não falar do bolo de chocolate....
PS - à 20 anos? Que erro lamentável é este D. Kat? Não parece seu...é o novo acordo que acaba com o h antes do a? Não me diga uma coisa destas.
Beijos

Kat disse...

Credo, tens toda a razão! Deve ter sido da hora. Ou então de ver tantas vezes mal escrito já acho que também deve ser assim ;(
Obrigada pela correção.
Kat