quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Literatura no Masculino

Ontem perante uma discussão sobre a estatística, comummente aceite por todos, que os homens lêem muito menos que as mulheres, argumentei que discordava pois como ando todos os dias de transportes públicos (comboio e metro), tenho uma ligeira sensação que os homens que comigo viajam lêem quase em igual quantidade que as mulheres. Argumentei que não se podia olhar assim para a estatística e que nos centros urbanos era diferente, mas de nada serviu.
Perante a continuação do debate, pensei para mim um desafio. Vou verificar diariamente quantos homens e quantas mulheres estão a ler na carruagem onde viajo, até onde o meu olhar consiga ir sem incomodar, claro!
Já que vou fazer esta tarefa, aproveito e verifico também as escolhas literárias dos homens.

Começo este levantamento em Fevereiro mas ontem  reparei que o jovem sentado à minha frente no comboio, lia José Luís Peixoto - "Minto até ao dizer que minto"; no metro, o meu vizinho da frente lia "Gomorra", de Roberto Saviano. 

Os livros lidos pelos homens caracterizam o género? Os títulos e autores escolhidos por eles serão assim tão diferentes das opções delas? 
Acho que não, mas a ver vamos ....
Kat

Um comentário:

Peninha disse...

Aguardamos então esse estudo profundo... Quanto ás opções penso que no género talvez não sejam tão diferentes assim mas em relação a autores acredito que haja diferenças. Falo por exemplo em escritores tipo Paulo Coelho ou Nicholas Sparks pois vejo-os mais ligado às leituras das mulheres, não sei... Mas o que tenho reparado e apesar de dizerem que os portugueses leêm cada vez menos ou cada vez mais se vende menos livros eu farto-me de ver pessoas acompanhadas por um livro.