quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

A sopa dos pobres

Tal como acontece todos os dias, após uma manhã de trabalho fui almoçar.

Ao contrário da maioria das vezes, fui sozinho...

O local do repasto, o mesmo de sempre... a parte da restauração de um centro comercial.
A oferta é muita, os mais diversos menus, os mais diversos aromas e sabores, característicos de vários partes do mundo, dizem... massas, pastas, fast-food, sopas, tostas, picanha e feijão preto, sushi e outras coisas mais, tipicamente portuguesas.

Por quatro, cinco, seis euros existem menus para todos os gostos e para todas as carteiras, com ou sem direito a café!!!
Mas tentei gastar menos desta vez e pensei... bem, antes de mais comer um sopa... alimenta e não é caro!! E lá andei de “boteco” em “boteco” à procura da sopa que reunisse o que todos procuramos: quantidade vs qualidade ao menor preço.

A quantidade e a variedade era alguma mas lá encontrei uma a 1,20 Eur. Aqueci o estômago com a dita cuja... Não era o "Prémio Nobel" das sopas mas era jeitosinha, com as "couvinhas" a boiar.
Bem, 1,20 € já foi...
Voltei a fazer a ronda mas a maior parte dos menus já inclui a sopa e tudo o resto à parte é mais caro do que se tivesse optado pelo menu.
Eis que me lembro que o dito espaço comercial tem um super-mercado. O nome? Não posso dizer mas é Super e tem o nome da estrela central do sistema solar. :-)
Depois da sopra precisava de comer algo mais...
Pois bem , podia não beber nada e poupava mas comprei um Caprisone, muito bom... 0,35 € custou este belo néctar!!! Depois um pão com chouriço a 0,55 €.
Ou seja, 0,90€ mais 1,20€ da sopa dá 2,10€.
Ok, não é um almoço à séria mas com 2,10 € comi uma sopa, um sumo e um pão com chouriço.
Se quisesse comprava uma peça de fruta e pouco mais gastava.
Mas com este valor, que até podia ser menos, almocei e aqui damos conta do dinheiro que por vezes gastamos no dia-a-dia em refeições fora de casa. Brutal... não precisava de fazer isto para chegar a esta conclusão mas foi um “almoço low-cost” que até me soube bem.
Só de pensar que de manhã dei por um galão e um croiassant misto 2,60€, então soube-me que nem ginjas!!! :)
E assim termina um post digno do "Diário Económico".
Peninha, Consultor Financeiro - Colaboro com as pessoas com dificuldades financeiras...

5 comentários:

Kat disse...

Xxiiii! Não me digas que para 2010 temos o Super-EstrelaRei como a tasca do dia-a-dia para almoçar??
Queres tu ver que quando nos perguntarem: "Onde vão ao almoçar?" - Respondemos, ao Super!

Peninha disse...

Isto foi um teste e não a concretização de um desejo para 2010...

Este bisonte, que sou eu, não se alimenta a sopa e caprisones todos os dias!! :)

Pelo menos por um dia a minha carteira andou feliz e não ficou logo vazia.

Vera disse...

Muito bem Patinho!!! Quando eu trabalhava, fazia muitas vezes almoços deste género. Outras vezes até levava coisas de casa para almoçar. Há que poupar!!! Quanto ao pequeno almoço, nada como tomá-lo em casa meu menino. Fazer o pãozinho de véspera, uma bela manteiguinha, uns docinhos marca Pingo Doce ou uma marmelada caseira, iogurte, cereais, leite, café. Isso sim é um bom pequeno almoço e a carteira agradece.

Peninha disse...

Olá Vera... em relação ao pequeno almoço aqui o Pato toma sempre o dito cujo em casa. Ter hoje tomado o pequeno almoço fora de casa foi uma exceção pois tive que estar em Lisboa muito cedo e por isso não tive tempo. Acredita que o meu "piqueno" almoço é sempre constuído pelo belo copo de leite com café de saco e no mínimo 2 "carcacitas" fresquinhas com qualquer coisa, por vezes em forma de torrada... pelo menos duas!!! :)

Ao almoço é que de vez em quando nos deixamos levar mas... a vida é assim mesmo e o que interessa é a bela companhia que quase sempre tenho ao almoço, diria mesmo umas "gatas electrizantes"...

Bjs

Cláudia Correia disse...

Ora ai está um belo almoço ainda que por pouco seja. Não temos que ter vergonha de ir ao super. A comida que temos em casa não é do super??