quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Vamos à descoberta















Em 2006 fiz mais uma das minhas viagens anuais de evasão de BTT.

Partimos então de Lisboa em direcção a uma vila rústica portuguesa, com características muito próprias, onde, por perto, existe este castelo.
Desafio-vos a descobrir este Castelo.
 
Aceitam?





Deixo aqui estas 3 pistas para ir desvendando, caso seja necessário.



1. Caminhos de Contrabando
2. Dialecto Próprio
3. T_ _ _ _ _ de M_ _ _ _




Vamos à descoberta, pelo caminhos de Portugal

do Castelo de __________ !



Kat

12 comentários:

Peninha disse...

Já agora....

1. Concelho de C_ _ _ _ _ _ _ _ _ _
2. Distrito P_ _ _ _ _ _ _

3. Tapada de Mafra

Quente ou frio???

Kat disse...

Não nada disso. A Primeira Pista é ... Caminhos de Contrabando.

;)

Patty disse...

Castelo Mendo!!! Será??? :)

Peninha disse...

Hummm.... tb já pensei nesse!

É um dos que conheço. Mas não me lembro que fosse como as fotos que a Kat publicou.

Bem, caminhos de contrabando não me diz muito mas se estamos a falar de contrabando logo será distritos junto à fronteira, tipo Guarda, Castelo Branco, Portalegre ou para o Minho/Trás os Montes.

A paisagem envolvente leva-me mais para as beiras mas...
Eu conheço inúmeros Castelos (é uma paixão antiga daí um dia querer ir à Escócia!!!) mas é óbvio que não conheço todos.

Tmbém pensei em Castelo Mendo, Castelo de Castelo Rodrigo (aldeia tb muito histórica), Marialva, Pinhel (este já lá fui mas não me recordo do aspecto...) ou então Monsanto que está mesmo no cimo de um monte (eu sei, as fortificações normalmente estão bem no alto..) bem assente no granito, sendo que Monsanto é uma das aldeias históricas de Portugal!! Em trás dos montes conheço poucos e os do Alentejo, mais perto da fronteira não me lembro de tanta vegetação em volta e a maior parte ainda está em bom estado. Não sei... estou mais virado para as beiras...tipo Beira-Alta!!! Lembro-me de mais uns quantos mas não com este aspecto.

Kat disse...

Boas deduções Peninha, boa tentativa Patty.
Estão no bom caminho mas ainda não estão na direcção certa.
Querem que liberte nova pista?
Kat

Peninha disse...

Manda lá mais uma pistazita... o tal D _ _ _ _ _ __ P_ _ _ _ _ _ _

Kat disse...

Esta segunda pista é praticamente indicar a direcção e a terceira é dar as coordenadas gps.
Pois bem este sítio de Portugal tem um Dialecto Próprio.
Kat

Peninha disse...

Bem posso continuar enganado mas continuo a apostar em algo perto da fronteira... Dialecto Próprio? Mirandês? Lá está, Miranda do Douro bem perto de Espanha. Tem Castelo e fui pesquisar na Net. Fiquei com sérias dúvidas. Tb andei a pesquisar sobre o tema "Caminhos de Contrabando" e tudo aponta para o Norte...:)
Aliás... a outra pista podia ser Terras de Bouro, mas não é!! Vimioso? Alfandega da Fé?? lollll... Tenho que pesquisar mais... às tantas é no alentejo! :)

Peninha disse...

Bem... ás tantas é no Alentejo, disse eu no último comentário!!!

Depois de alguma investigação pelo Norte em que não consegui nada que me fizesse encontrar o dito castelo mudei para Sul e em particular para o Alto Alentejo pois mais para baixo conheço mais ou menos.

A minha única certeza é que contrabando implica sempre passar uma fronteira e continuei a pesquisar. O "dialecto próprio" levou-me logo a pensar em Mirandês mas pesquisei um pouco mais sobre dialectos. Eis que descobri o dialecto "Barranquenho" da conhecida vila de Barrancos, bem perto da vizinha Espanha (fronteira...hummm).

Com esta descoberta a última pista ficou clara: "Touros de Morte". Certo???

Pesquisei um pouco mais sobre Barrancos e lá estava "(...)até finais da década de 70 do século XX, de uma intensa actividade de contrabando na vila(...)".

A primeira pista de Caminho de Contrabando levou-me por engando para o Norte pois encontrei muitas indicações a "Caminhos de Contrabando".


Faltava o Castelo e eis que no Munícipio de Barrancos existe o Castelo de Noudar da desaparecida Vila da Noudar. As imagens que encontrei na Net não dava para perceber se aquele era o Castelo mas orientei-me pelo formato de uma Torre que supostamente teria sido uma igreja(???) que está ao lado da Torre do Castelo.

E voilá... RESPOSTA: CASTELO DE NOUDAR.

Valeu apena estas pesquisas todas porque passei a conhecer mais uns 35468484 Castelos e respectivos locais...:)

Peninha disse...

Para terminar... depois de ter visto várias fotos e conhecer melhor a história que está no aparecimento deste Castelo e da Vila que ali existiu fiquei com vontade de o conhecer um dia destes.
O que me levou tb a pesquisar no Alentejo foi o facto de a maior parte dos Castelos no norte fazer parte da Cidade/Vila, ou seja, ou a Cidade/Vila está na encosta do Castelo ou até mesmo dentro das muralhas do Castelo, o que não era o caso deste Castelo. Mas sem dúvida que a pista "Dialecto Próprio" foi uma grande ajuda. :)

Kat disse...

Boa Peninha, Parabéns!

És o feliz contemplado com uma boa dose de vontade de conhecer esta beldade, certo?

O Castelo é muito diferente dos outros que conhecemos, Noudar é perto de Barrancos e a última pista era mesmo touros de morte.

A Zona é lindíssima e vale mesmo a pena visitar. Nós fomos de bicicleta de Lisboa a Barrancos. Aconselho a visitar o Castelo de Noudar, seja qual for o meio de tranporte escolhido para lá chegar. Kat

Peninha disse...

Deu para perceber que é diferente... mas o prémio não pode ser tipo...hummm... uma queijada? Um travesseiro? Um belo e seculento pastel de nata carregado de canela??? É que tanta pesquisa deu-me fome. Tá prometido que quando lá for tiro uma foto.