quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Os livros da minha infância

Banda Desenhada













devorava quase tudo o que conseguia que me comprassem.

Andava sempre a "cravar" só mais um.


da BD,


passei a ler as revistas mensais das Selecções








Saltei para




Enid Byton e os famosos Cinco,





desta mesma edição dos fins dos anos 60, ainda tenho um quantos quase a desfazer-se.


li a Colecção Juvenil

de

Alfred Hitchcock








conheço poucas pessoas que soubessem que Hitchcock tinha escrito uma colecção juvenil.



E muitas menos que a tivessem lido. A escrita dele, mesmo para público juvenil, prende o leitor e o suspense punha-me "os cabelos em pé", quase conseguia ver o fantasma verde e as aranhas de prata nos cantos da casa. Eram fantásticos estes livros.
Lia-os devagar porque a minha mãe comprava-me um de 2 em 2 meses, que não havia dinheiro para mais.


A seguir conheci Agatha Mary Clarissa Miller



No início dos anos 80 descubro Carl Sagan com Contact, Cosmos, Dragões do Éden
Desde dessa altura dedico-me a ler sobre as teorias da evolução e conheço
Stephen Jay Gould


O meu pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcellos, trouxe-me uma realidade brutal que me apanhou de frente e me marcou pela tristeza que senti quando o li.


O Liceu apresentou-me os Autores Portugueses dos quais


destaco, por ter adorado,


Camões Lírico


e Camilo Castelo Branco com Amor de Perdição.


De Eça de Queirós, sem dúvida, O Crime do Padre Amaro. Lembro-me que o li num fôlego.


O Livro do Riso e do Esquecimento, Milan Kundera


Fernão Capelo Gaivota e Não há longe nem distância, de Richard Bach


Gabriel Garcia Marques - Crónica de uma morte anunciada



and so on ... until today,



foram estas as folhas que mais gostei de ler, da infância à adolescência, Vekiki.


Kat

3 comentários:

Vera disse...

:-) gostei das tuas folhas...não postei os livros da colecção Vampiro da minha Mãe, nem tantos outros que li...

Kat disse...

vampiro li um ou outro mas estes exemplos foram os livros que se "assomaram" em primeira mão reclamando evidênciar-se.
Kat

Paula C. disse...

Passei por aqui e achei muito interessante esta viagem aos livros da infância, porque, além de ter toda a colecção dos Cinco, alguns dos Sete, da Anita, também tenho O Segredo do Castelo do Terror, de Alfred Hitchock.Fizeram parte da minha infância e principio da adolescencia, e criaram o meu gosto pela leitura, não passo sem um bom livro por companhia.
Bjs
Paula