quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

De quem tanto se fala neste Blog...


A Lenda do Galo de Barcelos:

"Há muitos anos um peregrino galego passou em Portugal a caminho de Santiago de Compostela para pagar uma promessa e hospedou-se numa estalagem minhota. Como levava um grande farnel e fazia pouca despesa, o hospedeiro, que era muito ganancioso, entregou o honrado peregrino à policia acusando-o de roubo, dado que ultimamente se tinham sucedido vários roubos e o criminoso ainda não tinha sido descoberto.
O pobre chefe de família, sem que ninguém o defendesse, pois era desconhecido naqueles sítios, foi condenado à morte por enforcamento.
Como última vontade, o galego pediu que o levassem até ao juiz que o tinha condenado. Quando o galego chegou a casa do juiz, ele estava com os seus amigos num grande banquete. Voltou a dizer-lhe que estava inocente e uma vez mais, ninguém acreditou nele...
Então no seu desespero, reparou num galo assado que estava numa travessa em cima da mesa, pronto a ser comido, e disse:

- É tão certo eu estar inocente como certo é esse galo cantar quando me enforcarem.

Todos se riram da afirmação do homem mas, resolveram não comer o galo. Quando chegou a hora de o enforcarem, o galo assado levantou-se e cantou mesmo!
O juiz correu até ao sítio onde ele estava prestes a ser enforcado... encontrou o homem já com a corda no pescoço mas o nó lasso impediu o estrangulamento. O juíz mandou solta-lo de imediato.

Passados anos, o inocente acusado voltou a Barcelos e fez erguer o monumento em louvor à Virgem e a São Tiago.

Hoje, o galo de Barcelos, de barro colorido, é conhecido até no estrangeiro e lembrará para sempre esta lenda."

4 comentários:

Peninha disse...

Queres ver que afinal é a Elektra que me vai oferecer um Galo de Barcelos?
Mas um "Galo Assado" parece-me bem... com batitas assadas!!
Ui... e ele que se levante da travessa que eu logo o domino com uma garfada!!!
Mas obrigado por este belíssimo momento cultural e por esta maravilhosa lenda!!!

Cláudia disse...

Uiiiiiiiiii, eu tb adoro batitas assadas!!!!

Kat disse...

eu "batitas" não aprecio muito mas "espargado" sim!!
Kat

Cláudia disse...

E batitas fritas com espargado e almonguedas??????
DO MELHOR!