domingo, 21 de dezembro de 2008

Os livros da minha infância by Peninha


Os livros da minha infância?
Como aconteceu com a maioria das pessoas a primeira lembrança que vem à minha cabeça são os nomes: Pato Donald, Peninha (onde é que já ouvi este nome???) Mickey, Pateta, Patinhas e toda a população mais ou menos conhecida de Patópolis!!!
Durante alguns anos, Feira da Ladra e um enigmático velhote junto às praias da Costa da Caparica eram o meu local predilecto para arranjar novas aventuras da Disney (usados mas baratos...).
Mas estes nomes não só fazem parte da minha infância como ainda hoje habitam a minha mesa de cabeceira.

A estes nomes se juntam outros já mais ou menos falados: Michele Vaillant, Asterix, Lucky Luke ou o inconfundível Recruta Zero.



Depois vieram os livros de aventura... sabe-se lá porquê e falando d” Os Cinco”, recordo-me mais de ver a série televisa (música do genérico que teima agora em não me sair da cabeça...) do que propriamente ler.
Li todos os livros não dos Cinco mas sim dos Sete... e as aventura de dois jovens detectives “Os Hardy” de Franklin W. Nixon. Recordo-me também de ler o “Major Alvega” ou “O Falcão” que quase todas as semanas o meu pai comprava.

Podia enumerar muitos mais pois sempre adorei BD e ainda hoje é uma paixão.
Não queria deixar de falar de 2 livros que marcaram a minha juventude:

As aventuras de Tom Sawyer” de Mark Twain e “O Apelo da Selva” de Jack London.
Tom Sawyer será sempre o meu ídolo de infância e ainda hoje guardo religiosamente o livro (já tenho outra edição “especial” que me foi oferecida por uma amiga “especial”), a colecção de cromos e a colecção de DVD’s com os episódios da série da televisão. Quantos rapazes não desejaram pelo menos um dia ser o irreverente Tom Sawyer.
Quanto ao “Apelo da selva” é a história de de um cão doméstico chamado Buck, que é raptado por um empregado do seu dono e levado para a neve, na época da famosa corrida do ouro dos EUA. Após muitas aventuras ouve o chamamento de lobos selvagens, que o faz decidir unir-se a uma alcatéia e esquecer da civilização.

Este é daqueles posts que poderia passar aqui largos momentos a enumerar livros à medida que me vou lembrando desses anos de infância/juventude.

Para terminar queria referir um livro que me fez passar algumas horas de angústia quando tive de o estudar e compreender nas aulas de Português mas que de certa me marcou e que gostei muito pela sua “grandeza”: Os Lusíadas.

3 comentários:

Vera disse...

:-) Vivam as leituras da Infância e Juventude!!!
Viva o Tom Sawyer ;-)
Beijos

Kat disse...

Peninha, adorei os Lusíadas, as minhas angústias vieram com Eça e "Os Maias", quando me obrigaram a ler.
Kat

Vera disse...

Eu também adorei os Lusíadas...mas só à 2ª vez. Sim, porque eu andei duas vezes no 9º ano! Gostei tanto que repeti a dose :-). Da 2ª vez tive uma professora de Português 5 estrelas e os Lusíadas foram um regalo! (mesmo as orações)