terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Montras

Deambulando pela cidade numa tarde de sol invernoso, observo-a ondulante de luz e cor.
A cada passo inspiro o ar festivo que se adensa à medida que desço em direcção ao rio.

Vagueio pela Avenida e ao chegar ao Rossio, encontro a azáfama própria desta quadra. Os turistas passeiam alegres, barulhentos e em grandes grupos espalhafatosos. Os enfeites de Natal estão já à espreita em cada esquina, em cada rua, em cada montra.

Parei e reparei nas montras. Reparei que existem casas cujas montras não têm idade. Não fosse os preços apresentarem um símbolo estranho, poderia fechar os olhos e conseguir ouvir as charretes circulando entre a Praça da Figueira e o Rossio pela estreita Rua da Betesga. Aí mesmo, a meio, encontra-se a Nacional, confeitaria centenária cuja montra é intemporal e de uma riqueza indescritível.

"Fundada em 1829 por Baltazar Roiz Castanheiro, pertence à mesma família há cinco gerações e foi premiada em várias exposições internacionais tanto pela doçaria tradicional portuguesa como pelas inovações criadas ao longo dos tempos. Uma delas é a receita do Bolo Rei (um segredo bem guardado) trazida para Portugal pelo filho do fundador em meados do Séc XIX." in www.confeitarianacional.com
Kat

6 comentários:

Peninha disse...

e... quando vais lá comprar um chocolatinho prá gente?
Isso é que era!
:-)

Vera disse...

E se voltares a dizer que não te apetece escrever para ser lida, terei que te bater! Tu escreves com cheiro e sabor. Eu adorei ver as montras pelos teus olhos!

Kat disse...

Espera pelas próximas montras e quero ver o que vais pedir para eu comprar, talvez um galinho de barcelos ...!!

Kat disse...

Vekiki, és muito simpática. Adoro a Baixa nesta epóca. Farei mais posts com montras para oferecer.

Peninha disse...

Concordo plenamente com a Vera... A Kat escreve muito bem e tem o dom de através das palavras passar emoções, sentimentos e sensações. Este post é um exemplo. Aliás aproveito para dizer que ambas escrevem muito bem e são duas pessoas que oiço com muita atenção e que leio com muita emoção porque sei que estou a aprender algo.
Acreditem ou não e apesar de ter um gosto por livros diferentes do que leêm, foi graças a vocês que este ano que agora está a terminar retomei o gosto pela leitura, ou melhor, que voltei a guardar parte do meu dia para ler.
Sempre me ensinaram que num dia de 24h há tempo para tudo... para ler, ouvir, aprender, dormir, trabalhar, brincar e até postar!!! Basta ter vontade e prazer naquilo que fazemos.
E Kat... galinho de barcelos é um espectáculo...!!! :-)

Vera disse...

Obrigada Peninha :-).
É bom saber que um conhecimento que passou do écran para as três dimensões te ficou no coração. Obrigada mesmo :-).
Quanto aos Galos de Barcelos, minha linda Kat, podes oferecer-me um porque não tenho e acho um MUST! Para pôr ao pé dos meus muitos livros.