sábado, 8 de novembro de 2008

Curiosidade Matemática

O meu vizinho vende bicicletas.
Um dia destes ao passar pela loja dele verifiquei que estava em promoções. Brutal!!

Na montra uma bike que custava 50 euros... naquele momento não tinha dinheiro mas rapidamente resolvi o assunto. Dois amigos meus que moravam ali perto seriam a minha salvação. Mas para não estar a pedir os 50 euros a um deles resolvi pedir 25 euros a cada um. Era menos “pesado” para cada um deles.

Lá fui a correr para a loja para poder comprar aquela última bicicleta a uma preço do outro mundo. No entanto e como a loja era de um amigo meu, ele resolveu me fazer um desconto de 5 euros!! Yesss!!!

Se 50 euros já era bom, uma bike a 45 Euros é algo de sobrenatural! Sim... estava completa!!!
Espectáculo, bike nova e 5 euros no bolso que iria servir para abater a minha dívida.
Pelo caminho encontrei outro amigo meu... estava enrascado pois não tinha dinheiro suficiente para o bilhete do autocarro. Faltava-lhe 1 euro. Como tinha 5 euros comigo emprestei de boa vontade.

Fiquei com 4 euros e pelo sim pelo não resolvi começar a pagar a dívida aos meus amigos. Foram 2 euros para cada uma deles. Sendo assim fiquei a dever 23 euros a cada um.
No regresso a casa e enquanto fazia contas é que vi a asneira que tinha feito....Então se estava a dever 23 euros a cada um (total de 46 euros) com o euro que emprestei ao outro meu amigo tinha 47 euros!!!

He lá... então onde estão os outros 3 euros??????????
Fui burlado...
Ok... vamos então lá fazer contas!!!
Bike – 50 Euros
Foram 25 euros de um amigo meu e 25 de outro.
Tive um desconto de 5 euros!
5 Euros no bolso... hummm ... então se em vez de ter emprestado 1 euro tivesse emprestado 3 tinha ficado com 2 euros no bolso.
Dava 1 euro a cada um dos meus amigos e assim ficava-lhes a dever 24 euros a cada um... logo 48 euros no total!!!
Se juntar a isto os 3 euros que emprestei fico com 51!!!
Ui...
Moral da história: Se alguém te pedir 1 euro emprestado, empresta-lhe 3!!! :-)

Um comentário:

Kat disse...

credo! estás um ás na matemática!
Amanhã pagas o café e ainda me deves 2 euros, certo?
Kat